Agência PARLASUL (08/07/2022). Nesta sexta-feira (08), se deu continuidade à quinta reunião da Audiência Pública, organizada pela Subcomissão Verdade e Justiça sobre a Guerra da Tríplice Aliança, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos do Parlamento do MERCOSUL, com foco em "Os eventuais crimes contra a humanidade e genocídio durante a Guerra da Tríplice Aliança”.
No início, o pesquisador paraguaio Domingo Laíno anunciou que em seu discurso busca dar um olhar diferente aos fatos já apresentados em audiências anteriores por outros historiadores e pesquisadores. “Devolver parte do que foi destruído é uma tarefa desta Comissão, entendo que a Subcomissão procura reparar o Paraguai, fazer alterações em algo que está quebrado, reparar também é reparar um dano ou reparar uma ofensa”, explicou o investigador.
Da mesma forma, foram realizadas diferentes consultas sobre as recomendações para obter reparação, como consequência de possíveis crimes contra a humanidade e genocídio durante a Guerra da Tríplice Aliança. A isso Domingo Laíno respondeu que “primeiro se deve fazer a reparação econômica, depois a reparação material e a reparação intelectual. O trabalho do PARLASUL é muito importante”, indicou Laino, destacando que é a primeira vez que este trabalho está sendo feito.
Cabe ressaltar que participaram alunos e professores da carreira de Relações Internacionais da UNILA, que fizeram diversas indagações sobre as formas de reparação econômica, bem como o tratamento desse tema nas instituições de ensino, e as políticas de comunicação para sua divulgação. Informaram também que a audiência pública no Brasil será realizada na UNILA em Foz do Iguaçu, nos dias 15 e 16 de setembro.
O Parlamentar Canese informou que a agenda continuará neste mês com a participação do pesquisador Alberto Alderete e do historiador José Urdapilleta (15 de julho); os historiadores Ramón Vargas e Santiago Duarte (22 de julho); o historiador José Ocampos e o pesquisador Jorge Jarolín sexta-feira (29 de julho).
O Parlamentar Canese também informou que as audiências serão realizadas na cidade de Caacupé, Paraguai (5 de agosto); na cidade de Buenos Aires, Argentina - Ex ESMA e no Deportivo Paraguai (16 e 17 de agosto); e em Foz de Iguaçu - UNILA, Brasil (15 e 16 de setembro)
Transmissão ao vivo
A transmissão será simultânea na TV Senado-Paraguai e nas redes sociais Facebook e Youtube do Parlamento do MERCOSUL.
Para inscrição e participação nas Audiências Públicas da Subcomissão, clique no link.