Presidente do PARLASUL se reúne com a Presidenta do PARLATINO

Agência PARLASUL (29/06/2022) O Presidente do PARLASUL, Parlamentar Tomás Bittar (Paraguai), acompanhado dos Vice-Presidentes Parlamentares Celso Russomanno (Brasil) e Gustavo Penadés (Uruguai) e o Parlamentar Conrado Rodríguez (Uruguai), reuniram-se nesta quarta-feira (29) com a Presidente do Parlamento Latino-Americano (PARLATINO), a Parlamentar Silvia Giacoppo (Argentina). No encontro, os parlamentares trataram de temas de integração política e institucional entre parlamentos regionais, defesa da democracia e temas comerciais como o acordo de livre comércio entre o MERCOSUL e a União Européia.

O Presidente Bittar salientou que “devemos trabalhar em coordenação com o PARLATINO para defender a democracia e os interesses da nossa região. Temos uma posição bastante firme em relação à democracia e não toleramos governos ditatoriais ligados ao narcotráfico. Vamos trabalhar para estabelecer agendas com posições comuns nas esferas política e comercial.”

A Presidente do PARLATINO destacou que “vivemos um momento na região com problemas complexos como o êxodo de migrantes da Venezuela para outros países da região e nosso continente voltou a ter conflitos que pensávamos ter superado. Precisamos incorporar a perspectiva multipartidária com parlamentares de todas as forças políticas dos países”, disse a Parlamentar Silvia Giacoppo.

Na mesma linha, o vice-presidente Celso Russomanno ressaltou que “a representação democrática exige respeito e concordância entre os diferentes partidos. Ao mesmo tempo, devemos tratar o narcotráfico como um problema regional que exige uma estratégia conjunta entre os países de nossos blocos”.

Sobre a coordenação entre o PARLASUL e o PARLATINO, o Vice-presidente uruguaio, Parlamentar Gustavo Penadés, afirmou que “devemos buscar posições conjuntas na EUROLAT para chegar com propostas semelhantes e com interlocutores coordenados para apresentar a posição latino-americana em nossas rodadas de negociação. Devemos também nos esforçar para negociar conjuntamente com países como Estados Unidos e China”.

A Presidente Giacoppo afirmou que “é importante que as posições ideológicas não prejudiquem nossa atitude em questões estratégicas, como o conflito entre Rússia e Ucrânia”.

Ao final da reunião, o vice-presidente Celso Russomanno declarou que "foi um encontro muito útil para gerar comunhão entre PARLASUL e PARLATINO para as negociações com a Europa, bem como com blocos como o NAFTA e países como Turquia e Emirados Árabes Unidos."

O Presidente Tomás Bittar, por sua vez, agradeceu a visita afirmando que “foi uma honra receber a Presidente do PARLATINO e nos encontraremos no Panamá com representantes de outros 27 países. Vamos buscar alinhar nossas posições para negociar com os parlamentos da Europa e da África”.