Agência PARLASUL (22/06/2022) O Observatório da Democracia do PARLASUL apresentou, nesta terça-feira (21), o Relatório Preliminar da Missão de Observação Eleitoral no Segundo Turno das Eleições para Presidente e Vice-Presidente da República da Colômbia 2022.
Os observadores iniciaram suas atividades na cidade de Bogotá na quinta-feira, 16 de junho, onde se reuniram com organizações políticas, candidatos à presidência e vice-presidência, órgãos do Estado envolvidos no processo eleitoral, além de organizações da sociedade civil e realizaram uma série de atividades para acompanhar o processo eleitoral colombiano até o dia domingo (19).
O Chefe da Missão foi o Presidente do PARLASUL, Tomás Bittar (Paraguai), quem foi acompanhado pela Chefe da Delegação Argentina junto ao PARLASUL, Cecilia Britto (Argentina) e os Parlamentares Daniel Peña, Nicolás Viera e Rubén Bacigalupe (Uruguai), José Manuel Torres e Pedro Milciades Duré (Paraguai), Jaime Rivas (Bolívia), o Secretário da Presidência, Omar Rodríguez (Paraguai), o Diretor Executivo do Observatório da Democracia Alexandre Andreatta (Brasil) e a Assessora de Comunicação, Maria Julia Carvalho (Brasil).
A Missão deu seguimento a uma série de ações de formação promovidas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e pela Registraduría na sexta-feira (17), que visaram apresentar as regras do processo de segundo turno, o processo de revogação do registro, a logística operacional para o dia da eleição e informação como instrumento de vigilância eleitoral.
Ainda pela tarde, os observadores tiveram a oportunidade de se reunir com o Presidente do Congresso colombiano, Senador Juan Diego Gómez Jiménez, que disse acreditar na realização de um processo eleitoral satisfatório, em clima de paz, no qual os cidadãos votem.
No sábado (18), o Chefe da Missão e a Chefe da Delegação argentina foram recebidos, na sede do Parlamento Andino, pelo Presidente da referida entidade, o Parlamentar Fidel Spinosa (Chile) e pelo Vice-Presidente, o Parlamentar Juan Carlos Ramírez (Peru).
Durante a jornada eleitoral realizada no domingo (19), os Parlamentares do ODPM participaram do ato inaugural das Eleições na Praça Bolívar na cidade de Bogotá e iniciaram sua agenda na cidade de Bogotá observando o processo eleitoral nas escolas da região da Candelária e Fontibón. Após o encerramento das urnas, a Missão de Observação Eleitoral do PARLASUL acompanhou a contagem desde CORFERIAS, na capital colombiana.
Cerca de 39.002.239 cidadãos estavam qualificados para participar do processo eleitoral. Entre eles, participaram 22.658.694, atingindo a cifra de 58,09%, caracterizando um alto comparecimento, em relação ao último processo eleitoral realizado em maio passado.
Relatório Preliminar do ODPM
O ODPM apresentou um Relatório Preliminar, no qual apresentou considerações sobre suas observações, bem como recomendações com o objetivo de auxiliar os órgãos eleitorais colombianos com medidas para melhorar os próximos processos eleitorais.
O Relatório Preliminar do Observatório destacou as atividades anteriores ao processo eleitoral, bem como as atividades de capacitação realizadas durante a Missão, onde foram apresentadas a programação e a organização logística do processo eleitoral.
No Relatório Preliminar do ODPM, os membros da Missão expressaram o reconhecimento do papel dos órgãos eleitorais do país na condução do processo eleitoral e a atitude cívica dos cidadãos colombianos, que desde cedo formaram as assembleias de voto e compareceram aos diferentes distritos eleitorais. Os membros da Missão também notaram uma alta participação eleitoral ao longo da missão de observação.
O ODPM também apresentou considerações e sugestões para que as pessoas destinadas às tarefas de identificação biométrica desempenhem as suas funções nos locais onde estão registradas e que os espaços de votação estejam sempre posicionados de forma a evitar que outros observem o ato de votação.
Na parte conclusiva do documento, os membros da Missão do PARLASUL dirigiram-se aos cidadãos colombianos, onde reconhecem que estes exerceram o direito de votar livremente, sem qualquer inconveniente ou incidente significativo.
Ao final da apresentação do Relatório, o Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Tomás Bittar, informou que a Missão do ODPM foi concluída com êxito e que todas as informações, observações ou relatórios recebidos pela Missão serão mencionados no relatório final do Observatório.
Acesse aqui ao Relatório Preliminar do ODPM