Observatório da Democracia do PARLASUL apresenta Relatório Preliminar sobre Eleições na Colômbia

Agência PARLASUL (02/06/2022). O Observatório da Democracia do PARLASUL apresentou nesta quinta-feira (02) o Relatório Preliminar da Missão de Observação Eleitoral nas Eleições para Presidente e Vice-Presidente da República da Colômbia 2022.

Os observadores iniciaram suas atividades na cidade de Bogotá na quarta-feira, 25 de maio, onde se reuniram com organizações políticas, candidatos à Presidência e Vice-presidência, órgãos do Estado envolvidos no processo eleitoral e organizações da sociedade civil e realizaram uma série de atividades de acompanhamento do processo eleitoral colombiano até o domingo (29).

A Missão foi liderada pelo Vice-Presidente da Argentina no PARLASUL, Oscar Laborde (Argentina) e foi integrada pela Parlamentar María Luisa Storani (Argentina), pelos Parlamentares Mario Colman, Daniel Peña e Nicolás Viera (Uruguai), Humberto Costa (Brasil), Jaime Rivas (Bolívia), o Diretor Parlamentar Diego Cuiñas Isola (Uruguai) e o Diretor Executivo do Observatório da Democracia Alexandre Andreatta (Brasil).

A Missão acompanhou uma série de formações promovidas pelo CNE e pela Registradoria Eleitoral, entre os dias 26 e 27 de maio, que buscaram apresentar o contexto político, as regras do processo, a logística eleitoral, além das inovações tecnológicas presentes neste processo eleitoral.

Na quinta-feira (26), os observadores se reuniram com a candidata a Vice-presidente da Liga de Líderes Anticorrupção (LIGA), Marelen Castillo, e com o Presidente do Parlamento Andino, Deputado Fidel Espinoza Sandoval, para o fortalecimento da cooperação entre as duas organizações de integração regional. Em seguida, os Parlamentares se reuniram com Jeanfreddy Gutiérrez Torres e Ana María Saavedra, representantes da ColombiaCheck, organização que reúne mais de 100 jornalistas associados para promover o jornalismo investigativo.

Na manhã da sexta-feira (27), os observadores participaram de uma atividade aberta às missões de observação eleitoral presentes no país, lideradas pela coalizão do Pacto Histórico. Durante a tarde, os observadores também foram recebidos na sede da Missão de Observação Eleitoral (MOE), plataforma de organizações da sociedade civil reconhecida internacionalmente que promove a observação eleitoral no país.

No sábado (28), a Missão do PARLASUL participou da reunião da Rede Global de Justiça Eleitoral em Bogotá e participou de um encontro com organismos internacionais e especialistas eleitorais, convidados pela CNE, sobre a logística para o dia das eleições.

Durante a jornada eleitoral realizada no domingo (29), os Parlamentares do ODPM participaram do ato inaugural das Eleições na Praça de Bolívar na cidade de Bogotá e iniciaram sua agenda na cidade de Bogotá observando o processo eleitoral nas escolas da região da Candelária e Fontibón. Após o encerramento das urnas, a Missão de Observação Eleitoral do PARLASUL acompanhou a contagem em CORFERIAS na capital colombiana.

Cerca de 39.002.239 cidadãos foram autorizados a participar do processo eleitoral. Dentre eles, participaram 21.418.631, atingindo a cifra de 54,91%, caracterizando alta assiduidade, em relação à média dos últimos processos eleitorais do mesmo segmento.

Informe Preliminar del ODPM

O ODPM apresentou um Relatório Preliminar, no qual expõe as considerações sobre suas observações, bem como recomendações com o objetivo de auxiliar os órgãos eleitorais colombianos com medidas para melhorar os próximos processos eleitorais.

O Relatório Preliminar do Observatório destacou as atividades anteriores ao processo eleitoral, bem como as atividades de capacitação realizadas durante a Missão, onde foi apresentada a programação e organização logística do processo eleitoral.

No Relatório Preliminar do ODPM, os membros da Missão expressaram o reconhecimento do papel dos órgãos eleitorais do país na condução do processo eleitoral e a atitude cívica dos cidadãos colombianos, que desde cedo compareceram nos diferentes distritos eleitorais. A Missão também notou uma alta participação eleitoral ao longo da missão de observação.

A Missão do ODPM também apresentou considerações e sugestões para que as pessoas designadas para a realização de tarefas de identificação biométrica desempenhem as suas funções nos seus respectivos locais de votação e que os espaços de votação estejam sempre posicionados de forma a evitar que outros observem o ato de votação.

O Relatório recomenda a melhor administração dos espaços físicos, de modo a não dificultar o exercício do voto das pessoas com deficiência, propondo mesas próprias em locais adequados, bem como em ambientes bem iluminados, natural ou artificialmente, de forma que não impeça a votação dos eleitores.

Na parte conclusiva do documento, a Missão do PARLASUL dirigiu-se aos cidadãos colombianos e reconheceu que exerceram o direito de votar livremente, sem qualquer inconveniente ou incidente significativo.

Ao final da apresentação do Relatório, o Presidente do Observatório da Democracia do PARLASUL, Parlamentar Oscar Laborde, informou que a Missão do ODPM foi concluída com êxito e que todas as informações, observações ou relatórios recebidos pela Missão serão mencionados no relatório final do Observatório.