Agência PARLASUL (20/05/2022). A Parlamentar do MERCOSUL, Cecilia Britto, Chefe da Delegação Argentina no PARLASUL, propõe uma Recomendação para criar um Protocolo Regional que estabeleça um regime de responsabilidade social, empresarial e ambiental que garanta a sustentabilidade dos bens naturais e ambientais de toda a região.
Esta proposta pretende iniciar a construção de um bloco regional de normas e princípios norteadores que possam ser recepcionados pelos Poderes Legislativos dos Estados Partes. Da mesma forma, concentra-se na promoção de um comportamento social e ambientalmente responsável por empresas e organizações, com base no desenvolvimento de políticas, programas, projetos e operações que tendam a alcançar objetivos sociais e ambientais, que promovam o avanço socioeconômico da região de forma sustentável.
A proposta visa ainda a promoção de condutas socialmentee responsáveis por parte das organizações civis da região, necessárias para garantir a preservação ambiental, o desenvolvimento sistentável, além de garantir o direito de acesso às informações correspondentes, que estejam em poder da empresa; além de prestar um serviço de formação com assistência técnica às organizações da sociedade civil e empresas interessadas em assunir esse comportamento sustentável.
Por outro lado, a Parlamentar considera necessário que o cuidado com o meio ambiente seja um tema prioritário na agenda política de todos os países do MERCOSUL e que medidas sejam tomadas em todos os níveis de governo para tanto. “A hora de agir é agora, é preciso uma decisão política, a vontade de assumir, aprofundar e concretizar compromissos sustentáveis, para nós e para as gerações futuras (...) um dos principais desafios é começar a pensar, desenhar e agir com novos princípios, critérios e paradigmas. A integração regional só será uma realidade quando fizer parte da consciência popular, onde todos se sintam e se reconheçam como cidadãos capazes de cuidar do planeta”, explicou a Parlamentar Cecilia Britto.
A Proposta de Recomendação foi distribuída às Comissões de Assuntos Econômicos e Meio Ambiente, onde será analisada e, caso seja aprovada, será enviada para votação no Plenário do Parlamento do MERCOSUL.
Acesse o texto completo do Projeto.