Agência PARLASUL (25/05/2022). No próximo domingo, 29 de maio, serão realizadas as eleições para Presidente e Vice-Presidente da República da Colômbia, na qual uma missão do Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL participará com o objetivo de acompanhar e monitorar o processo eleitoral com vistas a transparência do pleito.
Nessas eleições, seis candidatos concorrem para suceder o atual Presidente, Iván Duque, no período de 2022-2026. Além disso, um total de 39.002.239 colombianos (20.111.908 mulheres e 18.890.331 homens) estão autorizados a votar nos 12.263 postos instalados em todo o país pela Registraduría Nacional, dos quais 5.174 serão na área urbana e 7.089 na rural.
O Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM), como Organismo de Observação, será integrado pelos Parlamentares: Oscar Laborde e María Luisa Storani (Argentina); Humberto Costa (Brasil); Pedro Dulciades Duré (Paraguai); Mario Colman, Daniel Peña e Nicolás Viera (Uruguai); e Jaime Rivas Monje (Bolívia).
Os observadores iniciarão suas atividades na cidade de Bogotá na quarta-feira, 25 de maio, onde se reunirão com organizações políticas, candidatos à presidência e vice-presidência, órgãos estatais envolvidos no processo eleitoral, bem como organizações da sociedade civil.
Cabe destacar que, ao final do processo, o ODPM apresentará um Relatório Preliminar, no qual detalhará suas observações, bem como recomendações com o objetivo de auxiliar os órgãos eleitorais colombianos com medidas para otimizar os próximos processos eleitorais.
Por outro lado, o ODPM teve a oportunidade de acompanhar o primeiro e o segundo turno das eleições legislativas e presidenciais realizadas na Colômbia em 2018, além da consulta anticorrupção realizada no mesmo ano. Em ambos os processos, os observadores puderam verificar que o sistema de contagem de votos no país costuma ser muito rápido, pelo que os primeiros resultados são esperados no mesmo dia do encerramento das urnas.
Acompanhe a cobertura especial do PARLASUL neste fim de semana sobre as eleições colombianas, com vídeos, fotos e textos nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.
Aviso à imprensa: Para mais informações, contatar Alexandre Andreatta, Diretor Executivo do Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM) pelo telefone/Whatsapp +55 61 99 287 5791 ou e-mail: aandreatta@parlamentomercosur.org.