Agência PARLASUL (05/03/2022). Nesta terça-feira (03) foi realizada a Sessão Parlamentar Fome Zero com o tema "Ação Parlamentar pela Agricultura Familiar". O Presidente do PARLASUL, Parlamentar Tomás Bittar (Paraguai), participou da atividade e apresentou a perspectiva regional da agricultura familiar e sua importância para o desenvolvimento dos países do MERCOSUL.
A atividade foi promovida pela Frente Parlamentar contra a Fome na América Latina e no Caribe, a partir da qual legisladores da região, com o apoio da FAO, Cooperação Espanhola e Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID), elaboram recomendações e unem interesses para adotar medidas para alimentação e agricultura sustentáveis e elevá-las à categoria de temas estratégicos em cada um dos seus países.
O Presidente do PARLASUL, Tomás Bittar, destacou em sua apresentação que “80% dos alimentos consumidos no mundo vêm da agricultura familiar, sendo esta atividade a principal fonte de emprego no meio rural dos países do Mercosul".
“Os parlamentos proporcionam uma visão plural, participativa e democrática na abordagem que qualquer política pública alimentar deve ter, pois o combate à fome, à insegurança alimentar e à desnutrição é um desafio complexo que deve convocar todos os setores da sociedade e não distingue posições partidárias. Nesse sentido, o Parlamento do MERCOSUL está plenamente comprometido e, a partir de agora, buscaremos alcançar os objetivos estabelecidos pela Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, concluiu o presidente Bittar.
Para a Parlamentar Teresa Cálix, Deputada de Honduras e Coordenadora da Frente Parlamentar Contra a Fome na Mesoamérica, "devemos elevar a agricultura familiar ao mais alto lugar de nossa agenda para formarmos um grande movimento internacional pela segurança alimentar e agricultura sustentável, sempre a partir de uma perspectiva de gênero”. No mesmo sentido, a Parlamentar Soraya Suarez, Deputada e Coordenadora da Frente Parlamentar Contra a Fome da República Dominicana destacou que devemos prevenir o desperdício de alimentos para diminuir o alto preço da cesta básica que acaba impactando os mais vulneráveis.”
Entre os temas discutidos, foram apresentados projetos das Frentes Parlamentares instaladas na América Latina e Caribe que buscam gerar desenvolvimento e a transição para processos produtivos sustentáveis voltados para a produção de alimentos saudáveis com respeito ao meio ambiente, incentivando a geração de empregos garantindo proteção social e buscando reduzir as desigualdades de gênero bem como a vulnerabilidade das comunidades que se dedicam à agricultura familiar.
A atividade contou com a presença de legisladores e especialistas no tema na América Latina e no Caribe, como Teresa Cálix, Deputada de Honduras e Coordenadora da Frente Parlamentar contra a Fome na Mesoamérica; Guilherme Brady, Chefe da Unidade de Participação da Agricultura Familiar e Redes Parlamentares da FAO; Raúl Contreras, Especialista em Agricultura Familiar do Escritório da FAO para a América Latina e o Caribe; Carolina Flores, Especialista Jurídica do Serviço de Direito ao Desenvolvimento da FAO; Soraya Suarez, Deputada e Coordenadora da Frente Parlamentar contra a Fome da República Dominicana; Luciano Grisales, Representante da Câmara da Colômbia; Lidia Tupã, Deputada e Representante da Frente Parlamentar Contra a Fome da Bolívia, e Joná Da Silva e Suiany Zimermann, professores da Universidade de Joinville (Brasil) e membros do Observatório Direito à Alimentação da América Latina e Caribe.
Os participantes apresentaram o panorama da agricultura familiar no marco da Década da Agricultura Familiar das Nações Unidas (2019-2028), com o objetivo de apontar a importância dos agricultores familiares em um mundo marcado por uma crise que intensificou a fome e a desnutrição nos países da América Latina e Caribe. Segundo o representante da FAO, Guilherme Brady, "esta Sessão Parlamentar tem o objetivo de trocar experiências entre Frentes Parlamentares sobre a elaboração e aprovação de leis e políticas sobre agricultura familiar, além de gerar uma articulação regional para continuar avançando no assunto. "
A atividade foi encerrada pelo Chefe da Unidade de Participação da Agricultura Familiar e Redes Parlamentares da FAO, Guilherme Brady, para quem “foi possível destacar neste encontro o importante papel da agricultura familiar para a nossa região. Queremos destacar essas importantes experiências e sabemos, na FAO, que há experiências muito valiosas que podemos levar para países de outras regiões”, concluiu.
Video completo da Sessão Agricultura Familiar para avançar para sistemas agroalimentares mais sustentáveis