Agência PARLASUL (28/04/2022). Nesta quarta-feira (27) reuniu-se na cidade de Roma uma delegação de Parlamentares do MERCOSUL com Parlamentares italianos, para formar um grupo de amizade PARLASUL-Parlamento italiano. Nesta oportunidade, revisaram temas como a guerra Ucrânia-Rússia, abastecimento e produção de alimentos, energias renováveis e apoio à causa das Ilhas Malvinas.
A Delegação Parlamentar do MERCOSUL foi integrada pelo Presidente do PARLASUL Tomás Bittar (Paraguai), o Chefe da Delegação paraguaia Manuel Morínigo, a Parlamentar Marina Femenía (Argentina), Presidente da Comissão de Assuntos Internacionais e o Parlamentar Daniel Ramundo (Argentina), acompanhado pelo embaixador argentino na Itália, Roberto Carles.
Esta reunião marcou o início de uma agenda de trabalho conjunto que continuará com a visita dos representantes do país europeu a Montevidéu em novembro deste ano. Além de se reunir para formar o grupo de amizade, a delegação do PARLASUL foi recebida pelo presidente da Câmara dos Deputados italiana, Roberto Fico.
Por sua vez, o Parlamentar do MERCOSUL, Daniel Ramundo (Argentina), disse à imprensa que "antes da pandemia havíamos manifestado interesse em estabelecer relações para formar um grupo de amizade entre as duas câmaras do Parlamento italiano e o PARLASUL, e hoje nos reunimos com membros da Câmara dos Deputados e do Senado".
Entre os membros do grupo de amizade, em nome do Parlamento italiano, participaram o Deputado italiano Mario Borghese, o senador Ricardo Merlo, também do partido MAIE (Movimento Associativo de Italianos no Exterior), os membros do chamado Grupo Misto Andrea Cecconi e Antonio Tasso, e os deputados Eugenio Sangregorio e Giovanni Russo.
O grupo de amizade do Parlamento italiano com o PARLASUL é o primeiro passo para uma troca de experiências sobre o processo de integração do Parlamento italiano, membro fundador da Comunidade Européia e suas instituições, e como essas experiências podem ser ajustadas ao modelo regional de integração do MERCOSUL. O papel do Parlamento italiano na constituição do Parlamento Europeu também foi discutido e as agendas compartilhadas dos referidos órgãos legislativos foram definidas.
Além disso, o parlamentar argentino Daniel Raimundo, acrescentou que assumiu o compromisso de definir nos próximos meses os membros do Grupo de Amizade com o Parlamento italiano e que uma segunda reunião será realizada em novembro na sede do Parlamento do MERCOSUL.
Por outro lado, o parlamentar argentino Daniel Ramundo explicou que "diante da pós-pandemia e com o advento da guerra Ucrânia-Rússia, incluímos nas agendas temas comuns, como alimentação, energias renováveis e um muito político, sobre o qual temos trabalhado com unanimidade, como é o apoio à causa Malvinas".
Segundo o Parlamentar Ramundo, os parlamentares italianos se comprometeram "a continuar trabalhando pela causa das Malvinas, para que não haja mais espaços que funcionem como colônia e que comecem a ser cumpridas as resoluções das Nações Unidas" sobre estas Ilhas Argentinas.
Com informações do TELAM.