Cristina Fernández de Kirchner abre a XIV Sessão Plenária da EuroLat

Agência PARLASUL (13/04/2022). Nesta quarta-feira (13), no Auditório Nacional do Centro Cultural Kirchner, na cidade de Buenos Aires, foi realizada a abertura da Décima Quarta Sessão Plenária da Assembleia Euro-Latino-Americana (EuroLat), que contou com a participação da vice-presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner.


No início da sessão, o parlamentar Oscar Darío Pérez Pineda, presidente do componente latino-americano, afirmou em sua saudação de abertura "que a Europa, a América Latina e o Caribe são regiões de paz que rejeitam a violência e promovem soluções negociadas para superar as diferenças", referindo-se ao atual conflito armado na Europa.


Por seu lado, o eurodeputado Javi López, presidente do componente europeu, disse que "não queremos um mundo bipolar, queremos um mundo inclusivo, de várias cores e que nos represente a todos. É por isso que as relações entre a América Latina e a Europa são tão importantes".


E, finalmente, a vice-presidente da Argentina e presidente do Senado Nacional, Cristina Fernández Kirchner, em seu discurso assegurou que "as desigualdades não surgem de uma ordem natural inelutável, as desigualdades não são um produto da natureza, são um produto da política ou da falta de decisões políticas". A mais alta autoridade do Senado argentino destacou a importância do papel do Estado durante a pandemia de COVID-19 e exortou os parlamentares membros da Eurolat a discutirem novas formas de engenharia institucional para o Estado nacional no novo cenário internacional.


Nesta quinta-feira (14) a Sessão Plenária Ordinária da XIV Assembleia da EuroLat, no Congresso da Nação Argentina, continuará com o debate e aprovação de diferentes projetos, bem como as comunicações dos co-presidentes da Assembleia, incluindo o decisões adotadas pela Mesa Diretora em novembro de 2021 e abril de 2022 e o debate sobre os Relatórios das Comissões Permanentes, Fóruns e Grupos de Trabalho.