Agência PARLASUL (04/12/2022). Durante a tarde desta terça-feira (12), continuaram os trabalhos das Comissões Permanentes da Assembleia Eurolat. A delegação externa do Parlamento do MERCOSUL participou da Comissão de Assuntos Políticos, de Segurança e Direitos Humanos, integrada pelos Parlamentares Oscar Laborde, Elena Corregido (Argentina); Celso Russomanno (Brasil); Edith Benitez (Paraguai); e Ruben Bacigalupe (Uruguai).
Alguns temas foram discutidos, incluindo a cooperação em justiça criminal na União Europeia e na América Latina, onde participaram os parlamentares Fabio Massimo Castaldo (Parlamento Europeu) e Fidel Espinoza (Parlandino, Chile).
O projeto de relatório sobre o combate ao discurso de ódio na União Europeia e na América Latina e Caribe também foi discutido. A esse respeito, a Parlamentar argentina Elena Corregido comentou o uso dos termos "demagogia e populismo", que considera "pejorativos", e citou como exemplo as mensagens de ódio recebidas pela figura pública da vice-presidente da Argentina Cristina Fernández.
Por fim, avançaram sobre temas relacionados à cooperação internacional e multilateralismo contra a COVID-19, onde o parlamentar europeu Leopoldo López Gil e o latino-americano Fernando Arce apresentaram uma série de documentos de trabalho dos componentes. Eles também discutiram a tecnologia digital e a democracia como um projeto de urgência.
Por outro lado, o Parlamentar Celso Russomanno, apoiou a inclusão no próximo debate do tema Desafios da Democracia no mundo digital, e nesse sentido indicou que "muitos danos podem ser causados se os dados de uma pessoa forem usados", destacando a importância de discutir e desenvolver este tema. Russomanno acrescentou ainda que “devemos proteger nossos filhos e a nós mesmos, e é por isso que gostaria de discutir isso na próxima reunião da comissão Eurolat”.
Componente da América Latina
Pela manhã, foi realizada a reunião do componente latino-americano da Assembleia, copresidido pelo parlamentar Oscar Darío Pérez (Parlandino), e integrado por parlamentares do Parlamento Centro-Americano (Parlacen), do Parlamento Latino-Americano (Parlatino), o Parlamento Andino (Parlandino) e o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL).
Neste dia, a delegação Parlamentar do MERCOSUL presente nas reuniões da comissão permanente da EuroLat foi composta pelos Parlamentares Oscar Laborde, Julia Perié, Alejandro Karlen e Elena Corregido (Argentina); os Parlamentares Arlindo Chinaglia e Celso Russomanno (Brasil); os Parlamentares Edith Benítez e Nito Bogado (Paraguai); e os Parlamentares Daniel Caggiani, Ruben Bacigalupe e Conrado Rodríguez (Uruguai). O tema central da discussão foi a urgente Proposta de Resolução sobre o conflito Ucrânia-Rússia que será discutida a partir de amanhã na sessão plenária da Assembleia.