Comissões de assuntos sociais da EuroLat debatem desafios educacionais e de saúde frente ao COVID-19

Agência PARLASUL (04/12/2022). Nesta terça-feira (12) foram realizadas diferentes reuniões prévias à XIV Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat), incluindo as comissões permanentes e a reunião do componente latino-americano, no Centro Cultural Kirchner, na cidade de Buenos Aires .


À tarde, realizou-se a reunião da Comissão dos Assuntos Sociais, Juventude e Crianças, Intercâmbios Humanos, Educação e Cultura. Cabe destacar a participação dos Parlamentares do MERCOSUL Alejandro Karlen, que é co-vice-presidente, e do Parlamentar uruguaio Conrado Rodríguez.


Diversas questões foram discutidas, entre elas desafios do setor de educação diante da COVID-19 e a fase pós-pandêmica: garantir educação de qualidade para todos. Sobre essa questão, o Parlamentar argentino Alejandro Karlen informou que é necessária a integração na qualidade da educação entre europeus e latinos, além de avaliar o impacto que a COVID-19 teve diante dessa realidade na educação a distância.


Da mesma forma, o Parlamentar Conrado Rodríguez explicou sobre as diferentes políticas educacionais existentes no Uruguai, destacando que em seu país, que "tem 3 milhões de habitantes e as crianças tiveram a vantagem de ter um computador e lidar bem com a pandemia, no Uruguai uma política bem-sucedida foi realizado; no entanto, no ensino médio, as taxas de evasão e repetência são bastante altas e isso tem como consequência que nossos jovens não conseguem ingressar no nível universitário".


Além disso, foi debatido o projeto de relatório sobre a cultura como meio de promoção das relações entre a União Europeia e os países da América Latina e do Caribe, com a participação da eurodeputada Sandra Pereira como palestrante e, para a América Latina, a parlamentar Alicia Lisseth Ticona, da Bolívia.


Por último, discutiu-se a questão da cooperação birregional para o fortalecimento dos sistemas de saúde, acesso e distribuição de vacinas e pesquisa científica contra pandemias, apresentada pelo eurodeputado Daniel Buda e pelo parlamentar latino-americano Adolfo Mendoza Legue.


Nesta matéria, o Parlamentar Alejandro Karlen explicou que é muito importante ter acesso ao diagnóstico de qualquer doença, tendo em conta a evolução da testagem, "vamos atacar todas as outras doenças contagiosas com uma vertente global (...) veja a importância do diagnóstico, prevenção e tratamento. O compartilhamento de patentes de vacinas e diagnósticos são fundamentais para que essa crise que afetou as economias do mundo não volte a acontecer."


Ao final, os parlamentares concordaram para a próxima reunião criar dois subgrupos; a possibilidade de melhorar as políticas de saúde dos grupos indígenas na região e propor à Comissão de Assuntos Econômicos a eliminação das transações interbancárias.