EuroLat inicia atividades com a abertura da Mesa Diretora em Buenos Aires

Agência PARLASUL (11/04/2022). A Mesa Diretora da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat), co-presidida pelo eurodeputado Javi López e pelo parlamentar latino-americano Oscar Darío Pérez, reuniu-se na Câmara de Senadores da Argentina, em Buenos Aires, para avaliar diferentes questões, incluindo a proposta de declaração de urgência relativa ao conflito Ucrânia-Rússia.

Os co-presidentes e co-vice presidentes latino-americanos do Parlacen, Parlatino, Parlandino e PARLASUL, bem como seus pares europeus do Parlamento Europeu, participaram desta primeira reunião da EuroLat. O representante parlamentar do MERCOSUL contou com a presença do Parlamentar Daniel Caggiani, que ocupa o cargo de co-vice presidente.

Outros assuntos também foram discutidos, entre eles a participação do representante do Parlacen, pois alguns deputados entendem que o referido parlamentar representa "um governo antidemocrático". A falta de acordo sobre esta questão continuou com a retirada de parte da delegação europeia da reunião da Mesa.

Por outro lado, a Mesa Diretora incluirá na Ordem do Dia da Sessão Plenária, na quarta-feira 13, as propostas de resolução urgentes sobre o conflito Ucrânia-Rússia e sobre "Uma recuperação económica justa e inclusiva em paz", ademais foi aprovada a agenda da referida Sessão Plenária. Deve-se notar que no primeiro ponto não houve acordo sobre as diferentes propostas apresentadas pelo Parlamento Europeu e pelo Parlamento Andino. Os co-presidentes foram encarregados de buscar o consenso necessário para que a Assembleia possa tratar de uma resolução sobre o conflito armado na Europa com base em um texto comum.

Cabe ressaltar que de terça-feira (12) a quinta-feira (14), será realizado um dia de reuniões onde as comissões Eurolat discutirão vários assuntos e culminará com a presença de autoridades da região na XIV Sessão Plenária da Assembleia EuroLat.

Durante esta semana de reuniões, a delegação do Parlamento do MERCOSUL na EuroLat será composta pelos Parlamentares Oscar Laborde, Julia Perié, Alejandro Karlen e Julio Sotelo (Argentina); os Parlamentares Arlindo Chinaglia, Nelsinho Trad e Celso Russomanno (Brasil); os Parlamentares Tomás Bittar, Edith Benítez, Blanca Mignarro, Maria Crichigno e Nito Bogado (Paraguai); e os Parlamentares Daniel Caggiani, Gustavo Penades e Conrado Rodríguez (Uruguai).

Acompanhe a cobertura diária da reunião realizada pela Agência PARLASUL.