Agência PARLASUL (04/04/2022). Nesta segunda-feira (04) antes do Plenário da LXXX, foi realizada uma reunião virtual entre o Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Tomás Bittar, e o Vice-Presidente pelo Brasil, Parlamentar Celso Russomanno, com o eurodeputado Jordi Cañas, Presidente da Delegação para relações com o MERCOSUL do Parlamento Europeu.
O Presidente do PARLASUL Tomás Bittar, da sede do Parlamento, juntamente com o Parlamentar Celso Russomanno (Vice-Presidente pelo Brasil), concordaram em promover uma Proposta conjunta de resolução sobre a guerra na Ucrânia: “Acho importante estabelecer um posição, estamos vivendo essa situação juntos e todos devemos estar presentes diante de eventos tão graves de perda desnecessária de vidas humanas e uma futura crise humanitária entre a população civil”, explicou Bittar.
Para o eurodeputado Jordi Cañas, presidente da Delegação para as Relações com o MERCOSUL do Parlamento Europeu, a situação na zona de conflito está se acelerando, existindo atualmente uma "correlação de problemas". “A situação humanitária com 4 milhões e meio de pessoas que entraram na Polônia em poucos dias e uma projeção de 10 a 12 milhões está sendo feita, embora haja evidências de generosidade sem limites, de afeto, carinho e compreensão, também há evidências de tráfico humano de mulheres e crianças”.
De igual modo, o eurodeputado explicou que uma das questões mais importantes a ter em conta é o gás e o petróleo, aspectos que prejudicam a economia, colocando em risco o bem-estar dos cidadãos da União Europeia. “É uma catástrofe global que nos preocupa a todos e tem custos de combustível e grãos que podem gerar mais problemas”, explicou Cañas.
O eurodeputado comentou que até à data várias autoridades do Parlamento Europeu estiveram presentes em Kiev: "Agradeço desde a Europa, vimos a resposta da América Latina e Caribe, que reforça a intensidade dos laços e alianças dos blocos geopolíticos, como Presidente, vou enviá-lo à Delegação para que possamos estabelecer conjuntamente uma resolução com uma mensagem ao mundo”, concluiu Cañas.
Na próxima semana, parlamentares da América Latina e Caribe, juntamente com seus pares europeus, se reunirão na XIV Sessão Plenária Ordinária da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EUROLAT), entre os dias 11 e 14 de abril, na cidade de Buenos Aires. Sobre as questões a serem discutidas, destaca-se o projeto de resolução urgente sobre o conflito Rússia-Ucrânia.