Agência PARLASUL (01/04/2022). Na próxima segunda-feira, 4 de abril, a partir das 11 horas da manhã, o Parlamento do MERCOSUL se reunirá para sua LXXX Sessão Ordinária, presidida pelo Parlamentar paraguaio Tomás Bittar.
A próxima Plenária terá em pauta, entre outros temas, a Proposta pela qual se recomenda ao Conselho do Mercado Comum (CMC) a construção de uma barragem de compensação no rio Paraná na zona fronteiriça de Itacorá, Ñeembucú (Paraguai) e Itatí, Corrientes (Argentina), levando em conta a importância da energia hidrelétrica como insumo básico para o desenvolvimento socioeconômico dos países em processo de integração do MERCOSUL.
Destacam-se também para esta Sessão Plenária os Projetos de Normas que por um lado regulam o processo pelo qual o Parlamento do MERCOSUL solicita opiniões consultivas ao Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL (TPR); e um segundo Projeto sobre o processo de eleição dos membros do referido Tribunal.
Também será debatida uma Proposta de Disposição para a criação da Comissão de Verdade e Justiça no PARLASUL em relação à Guerra da Tríplice Aliança e, por fim, uma Proposta de Declaração sobre o chamado "lawfare" na região.
Esta Sessão Plenária será a primeira totalmente presencial desde o início da Pandemia COVID-19.
Transmissão ao vivo
A transmissão da Sessão do Parlamento do MERCOSUL pode ser acompanhada simultaneamente pelo site do Parlamento do MERCOSUL, Facebook e Youtube.