Agência PARLASUL (22/03/2021). Nesta terça-feira (22), a Comissão de Orçamento e Assuntos Internos do Parlamento do MERCOSUL, presidida pelo Parlamentar uruguaio Conrado Rodríguez, deu continuidade à análise das denúncias que poderão resultar na perda de mandato de Parlamentares do MERCOSUL.
Durante a reunião, foi aprovada a ata da reunião anterior, realizada no dia 27 de novembro de 2021. Os integrantes da Comissão concordaram em dar seguimento ao estudo dos casos dos Parlamentares Celso Troche (Paraguai) e Fabián Rodríguez Simón (Argentina), com pedido de perda de mandato.
Em conformidade com a ordem do dia, foram apreciados e denegados os pedidos de diligência probatória do Parlamentar argentino Fabián Rodríguez Simón. O Parlamentar Simón solicitou a realização de consultas junto ao Partido PRO, à Fundação Pensar e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Ao final da fase de instrução do procedimento, a Comissão aprovou a nomeação dos Parlamentares Julio Sotelo e Elena Corregido (Argentina) como membros informantes, que devem apresentar relatório final até o dia 29 de março de 2022. Com relação ao prazo estabelecido, o Presidente da Comissão, Conrado Rodríguez, confirmará a data proposta uma vez consultados os demais membros da Delegação Uruguaia do PARLASUL.
Por outro lado, participou da reunião o Parlamentar paraguaio Celso Troche, que foi intimado pela Comissão para apresentar a sua defesa sobre a denúncia apresentada contra ele, na qual teria aproveitado de sua atividade política para obter uma posição privilegiada para tomar uma dose da vacina contra o COVID-19 antes da faixa da população de sua idade. Após várias consultas com os Parlamentares, o Parlamentar Celso Troche argumentou que a referida vacina estava disponível e que a autoridade sanitária o contactou com o objetivo de não desperdiçar uma dose sobrante, entendendo que, portanto, ele não infringiu nenhuma norma ou conduta ética ou legal. O caso continuará a ser tratado pela Comissão nas próximas reuniões.
Participaram da reunião os Parlamentares argentinos Jorge Cejas (Vice-Presidente), Elena Corregido, Humberto Benedetto e Julio Sotelo; o Parlamentar brasileiro Arlindo Chinaglia; a Parlamentar paraguaia Blanca Mignarro; e o Parlamentar uruguaio Conrado Rodríguez (Presidente).