Agência PARLASUL (16/03/2022) A Comissão de Educação e Cultura do Parlamento do MERCOSUL realizou uma reunião virtual nesta quarta-feira, 16 de março. No encontro, foram aprovados projetos para estimular o reconhecimento de personalidades com atuação destacada para o processo de integração regional, especialmente no que diz respeito à participação das mulheres nos processos históricos, e propostas para a promoção da educação e cultura no MERCOSUL.
A Presidente da Comissão de Educação, Parlamentar María Eugenia Crichigno (Paraguai), deu as boas-vindas aos Parlamentares presentes na reunião: “Além de discutir e aprovar projetos de educação e cultura, vamos gerar atividades como seminários e congressos sobre os temas que contribuirão para o processo de integração do MERCOSUL”.
Inicialmente, a Comissão analisou e aprovou a proposta de Declaração apresentada pela Parlamentar Cecilia Britto (Argentina) pela qual o Conselho do Mercado Comum (CMC) é instado a criar uma Medalha de Mérito e Honra para aqueles indivíduos ou grupos, que vivem ou que estão ausentes, e merecem um reconhecimento em alto grau de honra pelo maior bloco da América do Sul, e que a referida insígnia ostente o nome "Ordem do Cruzeiro do Sul" em alusão à constelação que inspirou a criação da bandeira do Mercosul.
Imediatamente, a Comissão aprovou a Proposta de Declaração apresentada pelas Parlamentares Julia Perié e Elena Corregido (Argentina), pela qual o Parlamento do MERCOSUL reconhece o papel da mulher na história das Malvinas, propondo que o CMC envie seu Reconhecimento por sua posição perante a comunidade internacional sobre a questão das Malvinas no âmbito do Direito Internacional à Vice-Presidente da Argentina Cristina Fernández de Kirchner.
Sobre os projetos analisados pela Comissão, a Parlamentar Julia Prié (Argentina) destacou que "estamos 40 anos depois da guerra (das Mlavinas) e a imagem do que aconteceu está muito viva, assim como toda a história do conflito. Por isso, todas as vítimas da guerra devem ser reconhecidas, especialmente as mulheres que lutaram pelas Ilhas Malvinas". A Parlamentar Elena Corregido, por sua vez, destacou que o objetivo do projeto é dar visibilidade à luta das mulheres. Não tivemos oportunidade de contar sobre a participação e o protagonismo das mulheres na nossa história", concluiu.
No mesmo sentido, a Parlamentar Teresa Fernández (Argentina) expressou a importância do projeto considerando que “a Guerra das Malvinas foi uma circunstância muito dura para o povo argentino e é muito importante reconhecer a contribuição das mulheres em nossa história.”
Sobre a participação feminina na história dos países da região, a Presidente da Comissão, María Chichigno, destacou que “as mulheres sempre mostraram o seu valor também na reconstrução de nossos países e povos. Fomos as mulheres que reconstruímos o Paraguai depois das guerras.”
Em seguida, a Comissão analisou a proposta de Declaração apresentada pelo Parlamentar Ricardo Canese (Paraguai), pela qual se presta uma homenagem especial à Rádio Cáritas Universidad Católica, por ocasião de seu 85º Aniversário, e suas transmissões culturais e culturais são declaradas de interesse educacional.
Sobre o projeto, a Parlamentar Blanca Lila Mignarro (Paraguai) expressou a importância de "reconhecer o trabalho realizado pela Rádio e, em uma perspectiva regional, destacar o trabalho realizado em âmbito nacional para a difusão da cultura". Sobre o tema em debate, a Parlamentar Julia Perié manifestou sua concordância no sentido de que "devemos reconhecer o nível e a dignidade dos jornalistas da rádio que sempre trabalharam pelos direitos humanos".
Dando seguimento à agenda da Comissão de Educação, foi aprovado o projeto de autoria do Parlamentar Jullio Sotelo (Argentina) para declarar de interesse o livro "Por que Grande Pátria: Teoria e práxis de uma política latino-americana em tempos de Pandemia" do autor argentino Miguel Ángel Barros.
Sobre o trabalho, a deputada Julia Perié relatou que “é um excelente material de estudo para fundamentar a necessidade de integração regional. Um assunto sobre o qual estamos constantemente falando e também lutando. Seria muito bom convidar o pesquisador Barros para aprofundar a abordagem sobre o processo de integração”. Da mesma forma, a Presidente Crichigno concluiu o debate declarando que "o livro é uma importante fonte literária que trata da consolidação do projeto de integração regional".
Finalmente, a Comissão de Educação aprovou o projeto apresentado por Parlamentares da Delegação Argentina para declarar de interesse o Primeiro Encontro Latino-Americano de Geopolítica e Estudos Estratégicos, organizado pela Rede Latino-Americana de Geopolítica e Estratégia (RELAGE), que será realizado virtualmente entre nos dias 20 e 24 de junho de 2022.
A Parlamentar María Eugenia Crichigno concluiu os trabalhos da Comissão de Educação e agradeceu aos Parlamentares pela participação na reunião.
Participaram do encontro virtual os Parlamentares paraguaios María Eugenia Crichino (Presidente), Blanca Lila Mignarro e Neri Olmedo; as Parlamentares argentinas Elena Corregido, Julia Perié e Teresa Fernández e o Parlamentar boliviano Faustino Olisco.