Agência PARLASUL (15/03/2022). Na próxima Sessão Plenária, no dia 4 de abril, será tratado como primeiro tema da ordem do dia, a proposta de criação de uma medalha de mérito e honra para aquelas pessoas ou grupos vivos ou já ausentes e merecedores de alto grau de honra do MERCOSUL.
Este projeto foi considerado e aprovado pela Mesa Diretora do PARLASUL, é de autoria da Parlamentar Cecilia Britto, atual Chefe da Delegação Argentina, juntamente com a Parlamentar Sofía Prado Budeguer de Tucumán e o Parlamentar Carlos Gleadell de Santa Cruz.
Cabe destacar que o projeto busca que os primeiros a receber tal distinção sejam os veteranos das Malvinas, já que este ano marca o 40º aniversário da Guerra das Malvinas. A Parlamentar Britto convida o Plenário para que "os veteranos argentinos deste concurso sejam os primeiros a serem simbolicamente reconhecidos em um dos 350 grupos que abrigam os mais de 22.000 ex-combatentes do país".
Este prêmio levaria o nome de "Ordem do Cruzeiro do Sul" referindo-se à constelação que inspirou a bandeira do MERCOSUL. “Este prêmio no âmbito do MERCOSUL se deve ao fato de estarmos convencidos de que não deve haver rachaduras ou divisões nesta questão, que as Ilhas Malvinas nos unem em uma única reivindicação regional, pois as Ilhas Malvinas são um importante território do MERCOSUL ", explicou Britto.
Da mesma forma, a Parlamentar considera que “é preciso afirmar que estes grupos não só serviram para manter viva a memória dos seus companheiros caídos, mas também têm sido um local de apoio económico, social e psicológico para milhares de ex- combatentes. Por sua vez, essas instituições não governamentais têm sido a base de reivindicações históricas contra alguns governos no poder que viraram as costas após tal sacrifício feito”.
Para conhecer a íntegra do projeto, acesse o link a seguir.