Parlamento da América Latina e do Caribe elege novas autoridades

Agência PARLASUL (14/02/2022). Na última sexta-feira (11) foi realizada em sua sede no Panamá a XXXVI Assembleia Ordinária do Parlamento Latino-Americano e do Caribe (PARLATINO), para analisar o panorama da região a partir da pandemia do COVID-19 e a eleição de autoridades da Mesa Diretora e o Conselho Consultivo para o período 2022-2024, sendo eleita como Presidente da organização regional a Parlamentar argentina Silvia Giacoppo para o referido período.

A Mesa Diretora da entidade, que foi votada por mais de 170 parlamentares de 17 delegações, foi formado da seguinte forma: Presidente, Silvia del Rosario Giaccopo (Argentina); Presidente Suplente, Rolando Patricio González (Cuba); secretário-geral, Juan Martín Rodríguez (Uruguai); Secretária Geral Suplente, Dina Maribel Farinango (Equador); Secretária de Relações Interinstitucionais, Daniela Riveiro (Brasil); a secretária de relações interparlamentares, Joana Salvaño (Guatemala); Secretário de Comissões, Ricardo Velázquez Mesa (México); e Secretário Suplente de Comissões, Leandro Ávila (Panamá).

Cabe destacar que a Presidente do PARLATINO, Silvia Giacoppo, e a Mesa Diretora do PARLATINO foram convidados a participar da próxima Sessão Plenária do PARLASUL, em Montevidéu. Da mesma forma, em nome do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), participou da reunião o Diretor da Secretaria Parlamentar, Diego Cuiñas.

Por outro lado, o Conselho Consultivo contou com a presença dos ex-membros do Conselho de Administração, Pablo González (Uruguai) e Karine Niño (Costa Rica), que continuará a ser presidido pela ex-membro do PARLATINO, ex-senadora uruguaia Daisy Tourné .

Além disso, o fórum regional aprovou cinco leis modelo, referentes a diversos temas, entre eles: a elaboração do Regulamento do trabalho a distância; a questão Malvinas que reafirma o apoio aos direitos legítimos da Argentina na disputa de soberania com o Reino Unido; sistemas comunitários de água e saneamento; garantir o direito humano de acesso às tecnologias de informação e comunicação e à Internet e eliminar a exclusão digital; prevenção e redução da contaminação marinha; e Prevenção e redução da perda e desperdício de alimentos.

Participou também na cerimónia de abertura do evento do órgão parlamentar constituído pelos congressos e assembleias nacionais de 23 países da América Latina, as Delegações da China, Marrocos, União Interparlamentar Africana, Turquia, Bielorrússia, União Interparlamentar (UIP), PARLANDINO e PARLACEN.

Por outro lado, a Assembléia foi precedida por um discurso de abertura, proferido pela Dra. Alicia Bárcena, Secretária Executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), que apresentou o panorama da região a partir da Pandemia do COVID-19. Nesse sentido, Bárcena estimou que a pandemia pode se tornar uma oportunidade histórica para um novo pacto social de integração, “acordar uma cooperação real e revitalizar o multilateralismo, esferas nas quais a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) está na vanguarda. ”.