Comissão de Assuntos Internacionais do PARLASUL reafirma os direitos soberanos da Argentina sobre as Ilhas Malvinas

 

Agência PARLASUL (29/11/2021). Nesta segunda-feira (29), reuniu-se a Comissão de Assuntos Internacionais, Interregionais e de Planejamento Estratégico do Parlamento do MERCOSUL, presidida pela Parlamentar argentina Marina Femenía.

 

Em primeiro lugar se discutiu uma Proposta apresentada pelos Parlamentares Carlos Gleadell e Ricardo Oviedo (ambos da Argentina) pela qual a soberania nacional dos Estados Partes é ratificada como eixo não negociável do MERCOSUL e reafirma os direitos soberanos da Argentina sobre as Ilhas Malvinas.

 

A seguir, a Comissão discutiu uma Proposta de Declaração apresentada pela Parlamentar Cecilia Britto (Argentina) com a adesão de vários Parlamentares da mesma Delegação, pela qual o PARLASUL declara seu mais enérgico repúdio às palavras da jornalista argentina Beatriz Sarlo sobre as Ilhas Malvinas, Geórgias do Sul e Sandwich do Sul, ao afirmar que são território britânico.

 

Por último, foi discutida a Proposta de ato apresentada por diversos Parlamentares da Delegação Argentina, mediante a qual o PARLASUL declara de interesse regional a posição conjunta da Defensoria do Povo e da Secretaria das Malvinas a respeito das declarações veiculadas na mídia.

 

Da mesma forma, foi definida a próxima reunião para segunda-feira, 13 de dezembro, às 10h, virtualmente, para continuar o debate da agenda de trabalho para o período 2021-2022 da referida Comissão.

 

Integram a Comissão os Parlamentares Marina Mercedes Femenía (Presidente), Daniel Ramundo, Fernando Abruza e María Sofia Prado (Argentina); Parlamentares Pastor Eurico, Lucas Vergilio, Marcel Van Hattem e Édio Lopes (Brasil); a Parlamentar Alicia Lisseth Ticona (Bolívia); Parlamentares Nelson Argaña (Vice-presidente) e Manuel Morinigo (Paraguai); e os Parlamentares Gustavo Penades e Óscar Andrade (Uruguai).