Agência PARLASUL (26/11/2021). Na próxima terça-feira (30), às 10h, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) realizará uma Audiência Pública virtual sobre o acesso à terra como direito fundamental, na qual estarão presentes representantes de organizações internacionais, governamentais, sociais, camponesas e comunidades indígenas.
A Audiência é organizada com o apoio de Fernanda Gil Lozano, Diretora do Centro Internacional para a Promoção dos Direitos Humanos (CIPDH-UNESCO), e do Parlamentar Gastón Harispe (Argentina), Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do PARLASUR, que é também Presidente da Frente Parlamentar contra a Fome.
Foram organizadas três mesas de debate, a primeira sobre o acesso efetivo à terra em termos de gênero; a segunda tratará de despejos que violam os Direitos Humanos em comunidades indígenas e camponesas; e a última mesa tratará de dois modelos de produção: agronegócio e agricultura familiar. Terminadas as mesas de discussão, haverá um espaço para perguntas.
Nesta Comissão participam os Parlamentares Gastón Harispe (Presidente), Maria Luisa Storani, Jorge Vanossi e María Elena Corregido (Argentina); Parlamentares Fernanda Melchionna, Eliziane Gama, Humberto Costa e Fabiano Contarato (Brasil); Parlamentares Ricardo Canese, Juan Bogado Vera e Luis Neuman (Paraguai); Parlamentares Álvaro Dastugue e Bettiana Díaz (Uruguai); e o Parlamentar Ruben Cervantes (Bolívia).
Transmissão ao vivo
A transmissão da Audiência Pública poderá ser acompanhada simultaneamente por meio do canal oficial do Parlamento do MERCOSUL no Youtube e no Facebook.