Agência PARLASUL (03/11/2021). Na terça (02) e quarta-feira (03) pela manhã, foi realizada em Bogotá, Colômbia, a primeira Sessão Diretiva da Assembleia EuroLatino-Americana (EuroLat), onde as autoridades trocaram perspectivas sobre o impacto da pandemia COVID-19 nas relações entre América Latina e Caribe (ALC) e União Europeia (UE).
O MERCOSUL contou com a participação da Parlamentar Julia Perié (Argentina), Co-Presidente do Fórum EuroLatino Americano de Mulheres (representando o Parlamentar Daniel Caggiani no Conselho Executivo da EuroLat) e do Parlamentar Arlindo Chinaglia (Brasil), Co-Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável da EuroLat.
A Parlamentar Perié fez referência à importância do acesso à água como um direito humano fundamental, bem como ao cuidado necessário para preservar este recurso vital. Com relação ao Fórum de Mulheres, expressou sua gratidão pela inclusão dos referidos pontos no documento. “A profunda preocupação com o impacto que a pandemia COVID-19 teve sobre as mulheres, meninas e adolescentes revelou a injusta distribuição social do cuidado, aumentaram as cargas de cuidado, assim como os níveis de desemprego, detectando um retrocesso na participação laboral das mulheres e o conseqüente exercício de seus direitos econômicos, levando a uma maior feminização da pobreza”, disse a Parlamentar Julia Perié.
Da mesma forma, o Parlamentar Arlindo Chinaglia explicou que “é muito provável que surjam outras pandemias relacionadas com a destruição do meio ambiente”, motivo pelo qual, destacou que a EuroLat deve concentrar-se em dialogar com especialistas para estabelecer um sistema de vigilância epidemiológica e sanitária nas regiões. “Precisamos trabalhar para que os orçamentos para a saúde pública sejam estimulados. A destruição da Amazônia, por exemplo, vai gerar outra pandemia ou pelo menos uma epidemia regional”, afirmou Chinaglia.
Segundo dia da Sessão Eurolat
Na quarta-feira (03) deu-se continuidade à segunda Sessão do Conselho de Administração da Assembleia EuroLat, na qual a Parlamentar Perié agradeceu os temas debatidos no Fórum de Mulheres como o “impacto do COVID-19 nas mulheres, meninas e adolescentes, o desemprego e a feminização da pobreza”.
Por sua vez, o Parlamentar Chinaglia sugeriu que fosse definida uma agenda concreta, para que os Co-Presidentes definissem um plano de trabalho com os temas mais prioritários para 2022. “A EuroLat deve se concentrar em conversar com especialistas para estabelecer um sistema de vigilância nas regiões”, concluiu Chinaglia.
Os Co-Presidentes informaram sobre o Programa de Atividades da Assembleia para o primeiro semestre de 2022, onde ficou estabelecido que a próxima reunião da Assembleia EuroLat será realizada de 11 a 14 de abril, na cidade de Buenos Aires, Argentina.
Participaram da Eurolat de forma presencial os Co-Presidentes Oscar Darío Pérez e Javi López, bem como Juan Pablo Letelier, Presidente do Parlamento Andino. Pelo Componente Latino-americano Karine Niño e Adolfo Rodríguez Saá do PARLATINO, Ricardo Velázquez do CPC México - UE, Adolfo Mendoza Leigue do PARLANDINO e Jorge Pizarro do CPC Chile - UE (este último, virtualmente). Participam ainda pelo Parlamento Europeu: Cesar Luena, Jordi Cañas, Sandra Pereira, Herman Tertsch, José Manuel García, Leopoldo López Gil e Beata Mazurek.