O Observatório da Democracia do PARLASUL se reúne com a CNE da Venezuela antes de suas eleições regionais e municipais

Agência PARLASUL (01/11/2021). Nesta segunda-feira (01), o Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM) realizou uma reunião virtual com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, a fim de desenvolver um Memorando de Entendimento para o envio de uma Missão de Observação Eleitoral para as Eleições Regionais e Municipais de 21 de novembro de 2021. Esta é a primeira reunião com a CNE após o convite recebido pelo ODPM e a aprovação da missão pela Mesa Diretiva do PARLASUL.

A Diretora Geral de Relações Internacionais do Conselho Nacional Eleitoral, Regzeida González destacou a importância da presença de observadores internacionais nestas eleições que são o resultado de longas conversas políticas que vêm ocorrendo na Venezuela. "Estas eleições representam um passo muito importante nas negociações políticas do país", enfatizou Gonzalez.

Por sua vez, o Presidente do Observatório, o Parlamentar argentino Oscar Laborde, destacou que a agenda da Missão inclui reuniões com as autoridades dos diferentes partidos políticos, assim como membros e organizações da sociedade civil que estão monitorando as eleições. "Muitas vezes, o principal das eleições ocorre antes dos dias de votação", disse Laborde.

Da mesma forma, o Parlamentar uruguaio Nicolás Viera salientou que a Missão do PARLASUL é composta por diferentes visões políticas e ideológicas e está comprometida com uma abordagem integral da observação eleitoral. Da mesma forma, a Parlamentar argentina Cecilia Britto agradeceu a oportunidade de o ODPM acompanhar este importante momento no país, "a Venezuela é muito especial para o PARLASUL, esta Missão é um grande compromisso", disse Britto.

Estas eleições são o resultado de um intenso diálogo político que está ocorrendo atualmente no país entre o Governo Nacional e vários setores da oposição venezuelana. O ODPM está convencido de que a observação eleitoral internacional expressa o interesse da comunidade internacional na realização de eleições democráticas, como parte do desenvolvimento da democracia, que inclui o respeito aos direitos humanos e ao Estado de direito.

A partir desta reunião, o Observatório da Democracia PARLASUL e o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela estarão trabalhando em um Memorando de Entendimento sobre a Missão Internacional de Observação Eleitoral para as Eleições Regionais e Municipais de 21 de novembro de 2021.

Além do Presidente Oscar Laborde, participaram da reunião a Parlamentar Cecilia Britto pela Argentina; José Manuel Torres pelo Paraguai; os Parlamentares Daniel Peña e Nicolás Vieira pelo Uruguai e a Parlamentar Ana Melis Genaro pela Bolívia.