Agência PARLASUL (27/09/2021) A Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo do Parlamento do MERCOSUL realizou uma reunião virtual nesta segunda-feira, 27 de setembro. Na reunião, a Comissão aprovou um projeto de recomendação para promover a reativação do turismo e harmonizar os protocolos de biossegurança relacionados a viagens e turismo no MERCOSUL.
O Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Parlamentar Carlos Gomes (Brasil), deu as boas-vindas aos Parlamentares presentes na reunião, destacando a importância do encontro para discutir o impacto da pandemia COVID-19 no turismo dos países do MERCOSUL e propor medidas para a reativação do setor.
O Parlamentar Carlos Gomes destacou que “a chegada de turistas à América Latina e Caribe diminuiu 74% em 2020. Foram perdidos 7,4 milhões de empregos no setor turístico na região. Por este motivo, uma Recomendação do PARLASUR voltada para a reativação do turismo é de grande importância, visto que podemos solicitar ao Conselho do Mercado Comum (CMC) que unifique as ações de entrada do turismo em nossos países. A pandemia foi devastadora no setor de turismo ”.
Em seguida, o Parlamentar Júlio Sotelo manifestou sua concordância com a proposta apresentada pelo Presidente Carlos Gomes, lembrando que além de estabelecer diretrizes comuns para o tratamento do tema, “é importante que cada país regule a entrada de turistas de acordo com as suas respectivas regras sanitárias. A recomendação ajudará outros países a refletir sobre seus requisitos de entrada de turistas."
A Proposta de Recomendação aprovada pela Comissão visa promover a reativação do turismo e promover a harmonização e unificação dos Protocolos de Biossegurança relacionados com viagens e turismo em âmbito regional. Para isso, estabelece que os países do MERCOSUL adotem normas e métodos comuns para a emissão de certificados de vacinação, credenciamento de resultado negativo de detecção do vírus SARS COV-2 (métodos e prazos para realização do teste) e credenciamento de pessoas que cursaram a doença (métodos e prazos) e recomenda a harmonização dos requisitos documentais para viagens aéreas, marítimas e terrestres.
Para alcançar este objetivo, a Comissão de Desenvolvimento Territorial do PARLASUL propõe a promoção e troca de experiências entre os países do MERCOSUL para fortalecer os protocolos de saúde e promover a reativação do turismo no bloco, garantindo a coordenação regional e internacional na reabertura de fronteiras e adoção de políticas comuns entre as autoridades de turismo, saúde e transporte no controle de entrada e permanência de turistas nos Estados Partes.
O Parlamentar Carlos Arrien (Bolívia) afirmou que “é uma resolução muito necessária para harmonizar e reconhecer os esforços que cada país do bloco tem feito para garantir a saúde de suas populações e promover a reativação do setor turístico no MERCOSUL. Da mesma forma, devemos respeitar o meio ambiente para reativar o turismo e debater sobre o que ocorre na região boliviana de Chiquitania. Temos que cuidar do nosso patrimônio para promover o setor no nosso país e na região ”, finalizou.
Em seguida, os Parlamentares da Comissão de Desenvolvimento Regional destacaram a comemoração do Dia Mundial do Turismo neste 27 de setembro. Nesse sentido, o Parlamentar Neri Olmedo (Paraguai) declarou que “hoje é um dia especial para aprovar a recomendação para a reativação do turismo no MERCOSUL por ser o Dia Mundial do Turismo”.
Em 1979, a Organização Mundial do Turismo (OMT) proclamou o dia 27 de setembro como o Dia Mundial do Turismo, em comemoração ao aniversário da aprovação dos seus Estatutos. Para 2021, o lema do Dia Mundial do Turismo é "Turismo para o crescimento inclusivo".
Por fim, o Presidente Carlos Gomes encerrou os trabalhos da Comissão destacando que “o turismo é fundamental para o fortalecimento da nossa economia, da nossa cultura, da nossa agricultura e da nossa gastronomia. Hoje é o Dia Mundial do Turismo e queremos dar os parabéns a todos os que trabalham nesta importante indústria que é o turismo.”
A reunião da Comissão de Sustentabilidade Regional, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo do Parlamento do MERCOSUL contou com a presença do Presidente Carlos Gomes (Brasil), Parlamentares Nelson Nicoletti e Julio Sotelo (Argentina); Parlamentar Carlos Arrien (Bolívia) e Parlamentar Neri Olmedo (Paraguai).