Agência PARLASUL (21/09/2021). A Comissão de Orçamento e Assuntos Internos do PARLASUL se reuniu hoje, de forma virtual, a fim de ouvir o Parlamentar argentino Fabián Rodríguez Simón, sobre o procedimento para a perda de seu mandato.
Por sua parte, o Parlamentar Fabián contou como pediu refúgio "com base em temores bem fundamentados de que, devido às minhas atividades políticas, serei privado de minha liberdade sem o devido processo". (...) Uma intensa campanha de difamação contra mim foi realizada por meus oponentes. Este pedido de proscrição seria uma forma de perseguição política".
O Parlamentar Rodríguez Simón apresentou um vídeo de 5 minutos, compilado de programas de televisão de seu país, como prova e a carta que ele enviou à Mesa Diretora em maio passado. O advogado de Rodríguez Simón, Rodrigo Rey, explicou como este mesmo vídeo explica as condições sob as quais seu cliente pode e deve ser respaldado como requerente de asilo político.
Posteriormente, o Parlamentar apresentou vários pareceres a favor de sua posição. Estes foram preparados por vários juristas da região. E ele reforçou o conceito de que se trata de uma perseguição política ao falar sobre todos os passos que foram dados para expor suas ações na televisão e na imprensa escrita.
Em sua apresentação, o Dr. Rey explica como "é muito difícil entender onde está a conexão entre a acusação de falta de decoro e os fatos dos quais ele é acusado". Não está claro onde existe uma conduta verificável que constitua uma conduta indecorosa por parte de Rodríguez Simón". O Parlamentar reiterou sua posição de que seu pedido de refúgio não constituía uma conduta indecorosa.
Após receber o depoimento, a Comissão de Orçamento e Assuntos Internos fará um relatório ao Plenário, que votará a moção para a perda do mandato. É necessário um voto de dois terços dos presentes para que a moção seja aprovada durante a Sessão Plenária.
Estiveram presentes os Parlamentares da Argentina: Hermán Olivero, Jorge Vanossi, Carlos López, Oscar Laborde, Humberto Benedetto, Julio René Sotelo, Nancy D'Auria, Elena Corregido, Eduardo Nelson Nicoletti, Carlos Gleadell, Jorge Cejas, Walter Nostrala, Cecilia Britto, Gastón Harispe; o Parlamentar brasileiro Arlindo Chinaglia; os Parlamentares paraguaios Blanca Lila Mignarro, Rubén Penayo, Edith Benítez e pelo Uruguai, o presidente da Comissão, Parlamentar Conrado Rodríguez.