Comissão de Educação do PARLASUL aprova projetos para a proteção das línguas indígenas e do patrimônio cultural do MERCOSUL

Agência PARLASUL (21/09/2021) A Comissão de Educação e Cultura do Parlamento do MERCOSUL realizou uma reunião virtual nesta terça-feira, 21 de setembro. No encontro, foram aprovados projetos para promover e apoiar a criação do Instituto Ibero-Americano de Línguas Indígenas e declarar de interesse do PARLASUL a Cátedra de Turismo Cultural da UNESCO.

A Presidente da Comissão de Educação, a Parlamentar paraguaia María Eugenia Crichigno (Paraguai), deu as boas-vindas aos parlamentares presentes no encontro, “este é um encontro para discutir projetos de valorização das línguas indígenas e proteção do patrimônio cultural de nossa região”.

Em seguida, a Comissão aprovou o Projeto de Declaração para promover e apoiar a criação do Instituto Ibero-Americano de Línguas Indígenas. A iniciativa busca se consolidar como uma contribuição da América Latina e do Caribe à Comunidade Internacional para a proteção e revitalização das línguas indígenas às vésperas do início da Década Internacional das Línguas Indígenas.

O Parlamentar Faustino Olisco (Bolívia) destacou que é urgente fortalecer as línguas indígenas, especialmente na Bolívia. “Isso me traz a lembrança das 36 línguas existentes, já que eram mais de 50, mas a cultura colonizadora fez com que uma parte das línguas originais do país se perdessem”, disse.

As Parlamentares Blanca Mingarro (Paraguai) e Julia Perié (Argentina) destacaram a importância da criação do Instituto. “O resgate do uso das línguas indígenas e do respeito à cultura é necessário, fundamental e é uma reivindicação histórica”, disse a Parlamentar Perié.

Por sua vez, a Presidente María Eugenia Crichigno disse que “é uma Declaração importante mundialmente pela importância de preservar a cultura de nossa região”.

Além do projeto de apoio à criação do Instituto Ibero-Americano de Línguas Indígenas, a Comissão de Educação aprovou as Declarações de Ação Parlamentar para a Década Internacional das Línguas Indígenas; para estimular a Educação Intercultural e Plurilingue; e para promover o Reconhecimento Universal dos direitos da Mãe Terra.

Por sua vez, a Parlamentar Teresa González Fernández (Argentina) apresentou a proposta de Declaração de Interesse do PARLASUL para o Programa Internacional de Pós-Graduação em Patrimônio e Turismo Sustentável da Cátedra UNESCO de Turismo Cultural.

A Diretora Executiva da Cátedra UNESCO de Turismo Cultural, convidada da Comissão de Educação, Carmen María Ramos, apresentou os objetivos da Cátedra UNESCO. “Nossa missão é formar redes de profissionais que realizem atividades relacionadas à proteção e valorização do patrimônio cultural nas esferas pública e privada, bem como desenvolver o intercâmbio de boas práticas incorporando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

Posteriormente, a Comissão de Educação aprovou a proposta de Declaração, de autoria da Parlamentar Cecilia Britto (Argentina), apresentada pelo Parlamentar Eduardo Nicoletti (Argentina) pela qual o PARLASUL promove a denominação de "América Latina Unida" aos espaços públicos das populações integrantes do MERCOSUL e Estados Associados. O Parlamentar Nicoletti destacou que o projeto busca “valorizar os lugares maiores de nossa América para que se refiram a uma ideia básica de integração de nossos povos”.

Seguindo a agenda da Comissão de Educação, o Parlamentar Ricardo Canese (Paraguai) apresentou um projeto para declarar José Gaspar Rodríguez da França líder da Independência do Paraguai e da América Latina. Além disso, apresentou outro projeto com o objetivo de dar seguimento e continuidade aos procedimentos que visam fortalecer os processos de integração em nível universitário na contratação de professores latino-americanos na Universidade da Integração Latino-Americana. Sobre este assunto, o Parlamentar Canese destacou que o Projeto visa “ajudar a UNILA a continuar o seu trabalho de construção de integração e de fortalecimento dessa unidade acadêmica”.

Por fim, a Parlamentar María Eugenia Crichigno agradeceu aos Parlamentares pela participação no encontro e informou que a próxima reunião da Comissão de Educação e Cultura do PARLASUR será no dia 19 de outubro de 2021.

Participaram da reunião os Parlamentares paraguaios María Eugenia Crichino (Presidente), Blanca Lila Mingarro e Ricardo Canese; Parlamentares argentinos Eduardo Nicoletti, Julia Perié e Teresa Fernández, o Parlamentar boliviano Faustino Olisco e o Parlamentar uruguaio Nicolás Viera Díaz.