Agência PARLASUL (01/09/2021). O Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Celso Russomanno, realizou diversas reuniões durante sua estada em Montevidéu, no âmbito da LXXVI Sessão Ordinária, para discutir temas relacionados com a cooperação e fortalecimento do MERCOSUL.
Na terça-feira (31), pela manhã, o Presidente reuniu-se com o Diretor da Secretaria do MERCOSUL, Luiz Gonzaga Coelho, e com o Embaixador Bruno Bath, Representante Permanente do Brasil junto à ALADI e ao MERCOSUL. O principal foco do encontro foi a internalização das normas nos Parlamentos nacionais, bem como a consolidação da cooperação entre os órgãos do Bloco. "Temos de criar mecanismos de apoio político ao acompanhamento no campo legislativo, permitindo uma participação mais ativa, além de ganhar mais agilidade nos processos de internalização das normas", afirmou o Presidente Russomanno.
Durante a tarde, o Presidente Celso Russomanno foi recebido pela Vice-Presidente do Uruguai, Beatriz Argimón, para discutir questões relacionadas ao fortalecimento do MERCOSUL, bem como a importância da cooperação entre os Parlamentos, destacando a recém-criada Comissão do Futuro. Para Russomanno “a integração regional não depende de ideologias. Temos de estar próximos e apoiar-nos mutuamente para alcançar a integração total." Em seguida, manteve uma reunião com o Vice-Presidente do Parlamento do MERCOSUL pelo Uruguai, Gustavo Penadés, para discutir assuntos internos do PARLASUL.
Na quarta-feira (01), o Presidente Russomanno foi recebido por Carolina Ache, Ministra interina do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, juntamente com Diego Escuder, Diretor-Geral de Secretaria, e Enrique Delgado, Diretor-Geral para os Assuntos de Integração e MERCOSUL. O Representante Permanente do Brasil junto à ALADI e ao MERCOSUL, Embaixador Bruno Bath, também participou da reunião.
Na reunião, as autoridades do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai reafirmaram seu compromisso com o MERCOSUL e o PARLASUL. "No Uruguai queremos que o MERCOSUL cresça (...) um MERCOSUL forte. Neste tempo pós-pandemia, os fóruns são muito importantes. Propusemos uma modernização que beneficie todos os Estados.Temos uma agenda que vai bem", comentou a ministra Carolina Ache.
Por seu lado, o embaixador Enrique Delgado, destacou o interesse em continuar avançando e procurar uma modernização onde o MERCOSUL deveria ter sido "aggiornado", também acrescentou "é importante continuar negociando uma melhora do bloco nos espaços onde não temos avançado". Da mesma forma, Diego Escuder destacou que o atual governo continuará trabalhando para a integração do MERCOSUL.
O Presidente Russomanno, entre os temas discutidos, anunciou o projeto de reforma do edifício-sede do PARLASUL, que é uma propriedade patrimonial do Uruguai, “temos recursos, este é um bom momento para fazer essa reforma”. Ele também destacou a questão das hidrovias na região, “queremos abrir as portas do governo brasileiro para avançar nas obras transoceânicas (...) para que nossas exportações cheguem ao Pacífico, já que nossos produtos chegam mais caros ao mundo. Com o apoio do Paraguai e do Uruguai, temos que cortar para o Pacífico e isso reduziria enormemente os custos de exportação ”, explicou Russomanno.
Por último, para finalizar a agenda de trabalho, o Presidente do PARLASUL realizou reuniões internas sobre assuntos administrativos na sede do Parlamento do MERCOSUL.