Agência PARLASUL (10/08/2021). A Comissão de Orçamento e Assuntos Internos do Parlamento do MERCOSUL, presidida pelo Parlamentar uruguaio Conrado Rodríguez, se reuniu nesta terça-feira (10) para analisar os procedimentos de perda dos mandatos dos Parlamentares Fabián Rodríguez Simón (Argentina) e Celso Troche (Paraguai).
Primeiramente, foi submetida à consideração a ata da reunião anterior, a qual foi aprovada por todos os membros da Comissão.
Em seguida, se discutiu o conteúdo de um dispositivo apresentado pela Diretoria Jurídica e de Controle Interno do Parlamento do MERCOSUL, por meio do qual o denunciado Fabián Rodriguez Simón foi convocado para comparecer perante a Comissão, no dia 13 de setembro às 10 horas.
Nesse sentido, aprovada a convocatória para comparecimento na data de 13 de setembro, "o cumprimento dos 30 dias corridos, mostra-se prazo aceitável e tempo suficiente para o exercício de suas defesas, onde será possível reunir-se com todas as delegações", acrescentou o Presidente da Comissão, Conrado Rodríguez.
Durante a discussão do tema, os Parlamentares Jorge Cejas e Julio Sotelo solicitaram consignar em ata que a Delegação Argentina propôs que a data da convocatória fosse designada no dia 10 de setembro.
Por sua parte, o Parlamentar Arlindo Chinaglia manifestou que, após comunicar a Convocatória ao PARLASUL com a data proposta, deveria-se também “se necessário, fazer uma comunicação pública e reiterá-la”.
Igualmente, o Parlamentar Humberto Benedetto, agregou que a Comissão iniciará o debate dos processos de perda de mandato, no dia 23 de agosto, data marcada para a próxima reunião da Comissão.
Por fim, a Parlamentar Edith Benítez (Paraguai) afirmou que a Delegação do Paraguai apresentou a nomeação dos Parlamentares Ricardo Canese e Manuel Morinigo para a fundamentação oral da denúncia apresentada e oferecimento de provas de acordo com o dispositivo aprovado na Sessão Ordinária da LXXV, referente ao processo do Parlamentar Celso Troche (Paraguai).
Participaram da reunião os Parlamentares argentinos Jorge Cejas (Vice-Presidente), Carlos Gleadell, Humberto Benedetto, Julio René Sotelo e Elena Corregido; o Parlamentar brasileiro Arlindo Chinaglia; a Parlamentar paraguaia Edith Benítez; e o Parlamentar uruguaio Conrado Rodríguez (Presidente da Comissão).