Agência PARLASUL (06/07/2021). A Comissão de Orçamento e Assuntos Internos do Parlamento do MERCOSUL, presidida pelo Parlamentar uruguaio Conrado Rodríguez, continuou nesta terça-feira (6), com o estudo dos casos dos Parlamentares Fabián Rodríguez Simón (Argentina) e Celso Troche (Paraguai).
Em primeiro lugar, foi submetida para sua apreciação a ata da reunião anterior, que poderá ser aprovada em uma próxima reunião na qual participem os integrantes da Delegação brasileira. Se procedeu também com a designação dos Parlamentares Cecilia Brito e Jorge Vanossi (Argentina), indicados pela Frente de Todos, para ratificar a denúncia feita contra o Parlamentar Fabian Rodriguez Simon.
Foi consultada a Direção Jurídica e de Controle Interno do Parlamento do MERCOSUL e, em conjunto com esta, e o Procedimento aprovado na última Sessão, foi decidida a forma de comunicação aos denunciados.
Durante a discussão do assunto, o Parlamentar Jorge Cejas (Argentina) afirmou que “estamos cumprindo o que foi decidido em Plenário. E é assim que damos garantias ao denunciado ”.
Por sua vez, a Parlamentar Edith Benitez (Paraguai) afirmou que “já temos os elementos jurídicos. A ‘falta de decoro’ é uma atitude incompatível com o fato de ser Parlamentar. O Plenário já aprovou este Procedimento, que existe apenas como instrumento para concretizar o que já está previsto no Regulamento. ”
Participaram da reunião os Parlamentares argentinos Jorge Cejas (Vice-Presidente), Carlos Gleadell, Lilia Puig, Humberto Benedetto, Julio René Sotelo, Elena Corregido, Teresa González e Armando Abruza; as Parlamentares paraguaias Edith Benítez e Blanca Lila Mignarro; e o Parlamentar Uruguaio Conrado Rodríguez (Presidente).