Observatório da Democracia do PARLASUL apresenta Relatório Preliminar sobre as Eleições no México

Agência PARLASUL (16/06/2021) O Observatório da Democracia do PARLASUL apresentou nesta terça-feira (15) o Relatório Preliminar da Missão no Processo Eleitoral e os Processos Eleitorais Locais Concorrentes 2020-2021, realizados no dia 6 de junho no México, ao Instituto Nacional Eleitoral (INE). O Relatório foi apresentado pelo Presidente do ODPM, Parlamentar Oscar Laborde (Argentina) e pelo Parlamentar Daniel Peña (Uruguai), e contou com a participação do Presidente do Instituto Federal Eleitoral, Lorenzo Córdova Vianello, do Parlamentar Ubaldo Aitá e do Diretor Executivo do ODPM, Alexandre Andreatta.

O Presidente do ODPM, Parlamentar Oscar Laborde, agradeceu a recepção das autoridades eleitorais mexicanas à Missão do PARLASUL e fez referência ao sucesso do processo eleitoral. Segundo Laborde, "a situação da democracia na região é delicada e caracterizada por uma intensa polarização.” Concluiu dizendo que “por isso, a Missão do ODPM é mais ampla que a observação da votação e a transparência das instituições eleitorais é fundamental para o fortalecimento da democracia na região."

Por sua vez, o Parlamentar uruguaio Daniel Peña destacou que a Missão alcançou “um nível muito relevante de acesso aos partidos políticos com 100% do sistema político e observou o apoio e a participação popular nas mesas de votação, bem como a presença pontual na maioria locais". Segundo o Parlamentar, “o grande sucesso se relaciona à eleição dos delegados gerada de forma popular. É importante destacar o trabalho do ODPM que possibilitou a presença do PARLASUL nas eleições no México ”.

Por outro lado, o Presidente do INE, Lorenzo Vianello, agradeceu aos integrantes da Missão do ODPM. Com relação ao processo eleitoral, Vianello destacou que “se trata de uma eleição marcada pela realização em meio de uma pandemia. Em termos gerais, o resultado foi muito favorável. No México, temos um sistema eleitoral que depende da participação cidadã. Estamos muito agradecidos e valorizamos a independência dos relatórios e, nesse sentido, o trabalho do Observatório da Democracia do PARLASUL é muito importante.”

Entre os dias 3 e 7 de junho, o Observatório da Democracia do PARLASUL enviou uma Missão de Observação eleitoral ao México. A finalidade da Missão foi presenciar e verificar o cumprimento da legislação eleitoral, realizar contato com atores institucionais, políticos, sociais e acadêmicos relacionados com o processo eleitoral.
Entre as atividades da Missão, foram realizadas uma série de reuniões com as autoridades eleitorais, como o INE, e manteve reuniões com partidos políticos, analistas políticos, organizações internacionais e da sociedade civil mexicana.

A agenda da Missão do PARLASUL incluiu visitas oficiais, capacitação com paineis e exposições sobre as Eleições 2020-2021 organizadas por pelas autoridades do INE e do Instituto Eleitoral da Cidade do México (IECM).

A Missão do PARLASUL nas Eleições do México foi integrada pelos Parlamentares Daniel Peña e Ubaldo Aita do Uruguai, assim como pelo Diretor do ODPM, Alexandre Andreatta.

PARLASUL divulga Relatório Preliminar

O Relatório Preliminar do Observatório da Democracia do PARLASUL destacou as atividades prévias ao processo eleitoral, assim como as atividades de capacitação realizadas durante a Missão nas quais foram apresentadas a programação e a organização logística do processo eleitoral.

No citado Relatório, os integrantes da Missão expressaram o reconhecimento do trabalho realizado pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE) e destacaram o ambiente de tranquilidade e compromisso com a jornada eleitoral, assim como a participação comunitária como uma força evidente em todo o processo a qual brinda garantias e robustece a democracia.

Além disso, estabelece recomendações como a possibilidade de gerar uma planificação para consolidar a participação cidadã no processo de apuração e a melhoria dos lugares destinados às mesas eleitorais, em relação à acessibilidade de pessoas com deficiência. O Relatório também recomenda que as autoridades eleitorais criem campanhas para convocar o eleitorado a comparecer no dia das eleições, dado o baixo número de participação.

Na parte conclusiva do documento, a Missão do PARLASUL informa que o processo eleitoral terminou de forma exitosa, em que a população mexicana demonstrou uma conduta exemplar de forma democrática e parabenizou ao povo mexicano por ter ído às urnas com compromisso cívico e por ter observado as medidas de prevenção estabelecidas no protocolo de biossegurança definido pelo INE.

Com relação aos resultados, a Missão do PARLASUL reconheceu o sucesso na organização do processo eleitoral, que permitiu contar com estimativas logo após o encerramento do sufrágio.

Todas as informações, observações e/ou reportes recebidos, serão mencionados no Informe Final da Missão.