Agência PARLASUL (11/06/2021). O Observatório da Democracia do PARLASUL apresentou nesta sexta-feira (11) o Relatório Preliminar da Missão de Observação Eleitoral nas Eleições Gerais do Segundo Turno da República do Peru à Junta Nacional Eleitoral. O Relatório foi apresentado pelo Presidente do ODPM, Parlamentar Oscar Laborde (Argentina) e pelo Parlamentar Nicolas Viera (Uruguai), e contou com a participação do Presidente da Junta Nacional Eleitoral do Peru, Jorge Salas Arenas.
Entre os dias 2 e 8 de junho, o Observatório da Democracia do PARLASUL enviou uma missão de observação eleitoral ao Peru. O objetivo da Missão foi acompanhar e verificar o cumprimento das normas eleitorais, para fazer contato com atores institucionais, políticos, sociais e acadêmicos relacionados com o processo eleitoral.
Dentre as atividades da Missão, foram realizadas uma série de reuniões com órgãos eleitorais, como o Escritório Nacional de Processos Eleitorais e a Junta Nacional Eleitoral (JNE), e os Parlamentares do PARLASUL participaram de reuniões com representantes dos partidos que disputaram as eleições como candidatos aos cargos de Presidente e Vice-Presidentes.
Os membros da Missão do ODPM também realizaram reuniões com representantes de organizações internacionais do país, como seus pares no Parlamento Andino. Além dessa reunião, os observadores também se reuniram com representantes de organizações da sociedade civil.
A Missão do PARLASUL nas Eleições do Peru foi composta pelos Parlamentares Oscar Laborde e Herman Olivero (Argentina), José Manuel Torres (Paraguai), Nicolas Viera (Uruguai) e o Diretor Administrativo, Guilherme Rossi (Brasil).
PARLASUL apresenta Relatório Preliminar
O Relatório Preliminar do Observatório destacou as atividades anteriores ao processo eleitoral, bem como as atividades de capacitação realizadas durante a Missão, nas quais foi apresentada a programação e a organização logística do processo eleitoral para o segundo turno.
No Relatório Preliminar do ODPM, os membros da Missão expressaram o seu reconhecimento ao trabalho realizado pela Junta Eleitoral Nacional (JNE) e pelo Escritório Nacional de Processos Eleitorais na condução do processo de votação, bem como no estabelecimento de recomendações sobre como melhorar a gestão e publicidade da informação sobre os horários e localização dos centros de votação e das mesas em contexto de pandemia, de forma a evitar a concentração de pessoas dentro e fora dos locais de votação. Também apresentaram considerações e sugestões para que o Escritório Nacional de Processos Eleitorais e o JNE estudem soluções para os atrasos na constituição das mesas de votação, com resolução rápida quando um membro não comparecer.
Na parte final do documento, a Missão do PARLASUL dirigiu-se aos cidadãos peruanos, e reconheceu que exerceram seu direito de voto em liberdade, mantendo um clima de paz e tolerância, que caracteriza todas as eleições democráticas.
Com relação aos resultados, a Missão do PARLASUL instou a todos os atores políticos e cidadãos a aguardarem os resultados oficiais divulgados pelo Escritório Nacional de Processos Eleitorais com calma e respeito.
Ao final da apresentação do Relatório, o Presidente do Observatório da Democracia do PARLASUR, Parlamentar Oscar Laborde, informou que o PARLASUL segue aguardando a publicação dos resultados oficiais por parte do JNE e que todas as informações, observações ou relatórios recebidos pela Missão serão mencionados no Relatório Final do ODPM.