Agência PARLASUL (05/06/2021). A Missão do Observatório da Democracia do PARLASUL (ODPM) esteve na Cidade do México, capital dos Estados Unidos Mexicanos, e vem realizando diversas atividades preparatórias para as eleições que se realizarão naquele país amanhã, domingo, 6 de junho.
A Delegação está integrada pelos Parlamentares Daniel Peña e Ubaldo Aita, do Uruguai, além do Diretor do ODPM, Alexandre Andreatta.
Na quinta-feira (4), o Parlamentar Daniel Peña se reuniu com representantes do Partido Morena (Movimento de Regeneração Nacional), com a presença de seu secretário-geral Citlalli Hernández e de Martha G. Alvarado, Secretária de Política Internacional.
Peña também se reuniu com representantes do Movimento Cidadão Mexicano. Nesta ocasião foi recebido por seu Coordenador Nacional, Senador Clemente Castañeda, por Vania Ávila e Ruth Zavaleta, candidata a governadora do Estado de Guerrero, e discutiram as próximas eleições.
No dia seguinte, sexta-feira (4), a Missão Eleitoral do PARLASUL se reuniu com Jesús Zambrano, Presidente do PRD (Partido da Revolução Democrática) e Ángel Ávila, Representante do Partido frente ao Conselho Geral do Instituto Nacional Eleitoral do México.
Na manhã deste sábado (5), o Parlamentar Ubaldo Aita deu continuidade à pauta agendada e se reuniu com Mario Velázquez Miranda, Presidente Conselheiro do Instituto Eleitoral da Cidade do México (IECM).
É importante destacar que a missão também teve a oportunidade de se reunir virtualmente com a Secretária de Relações Internacionais do Partido Trabalhista (PT), Ilena Jiménez, bem como se reunirá este sábado, com representantes do Partido Revolucionário Institucional (PRI) de cara ao dia das eleições.
O dia domingo (6) será marcado pelas visitas da Missão a diversos centros de votação, cumprindo a missão do ODPM de garantir um processo democrático justo na América Latina e Caribe.
Serão instaladas 162.896 mesas de votação, que terão um milhão e meio de funcionários (no total, foram convidados quase 12 milhões e meio de cidadãos para exercer a função).
Diante da pandemia COVID-19, o Instituto Nacional Eleitoral (INE) vai implementar nas próximas votações diversas medidas sanitárias para evitar qualquer risco de contágio. Uma delas será a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais nas urnas, além disso, apenas dois eleitores poderão concorrer ao mesmo tempo. Além disso, o uso constante de gel antibacteriano e a manutenção de uma distância saudável serão incentivados; bem como o uso de seu próprio marcador ou caneta para selecionar o voto.