Fórum Euro-Latino-Americano de Mulheres abordou a questão do impacto da pandemia COVID-19 nas mulheres.

Agência PARLASUL (06/05/21). Na segunda-feira, 3 de maio, ocorreu o Fórum Euro-Latino-Americano de Mulheres em modo semi remoto. A reunião foi co-presidida pela Eurodeputada Samira Rafaela (Renovar a Europa) do Parlamento Europeu. Durante o encontro, foi realizada a eleição da Co-Presidente do Fórum Euro-Latino-Americano de Mulheres do componente Latino-americano, resultando na eleição da Parlamentar argentina Julia Perié do Parlamento do MERCOSUL.

O Fórum realizou um debate em que se abordou o impacto da pandemia COVID-19 nas mulheres, com a participação de autoridades da Europa e da América Latina para tratar do tema.

A Dra. Elizabeth Gómez Alcorta, Ministra da Mulher, Gênero e Diversidade da República Argentina, declarou que “qualquer estratégia de saída desta crise deve ser coletiva. Esta é a pior crise econômica e social dos últimos 100 anos. Foram aprofundadas diversas brechas estruturais nos modelos de desenvolvimento econômico, mas, principalmente, de igualdade. Devemos contemplar transformações profundas”.

Rosa Monteiro, Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, afirmou que “a crise pandêmica causou graves efeitos económicos e sociais, apesar dos esforços dos Estados. Não tem sido uma crise neutra desde a perspectiva de gênero. As mulheres foram as mais afetadas em termos de emprego. Não podemos omitir as mulheres na recuperação”.

A Licenciada Mercedes D 'Alessandro, Diretora Nacional de Economia, Igualdade e Gênero da República Argentina, destacou que “a resposta à crise da COVID-19 deve adotar uma perspectiva de gênero. A infraestrutura também deve ter uma perspectiva de gênero; um orçamento adequado às necessidades de creches e outros espaços que reduzam as assimetrias de gênero e promovam a inserção laboral das mulheres”.

Posteriormente, as Co-Presidentes deste Fórum apresentaram um documento de trabalho, que elaboraram em conjunto nos últimos meses, reunindo informações e consultando diversas fontes, e discutiram a importância e a necessidade de aprová-lo.

Nesse sentido, a Co-Presidente do Componente Latino-Americano, Parlamentar Julia Perié, manifestou que “nosso trabalho trata de um documento onde são feitas contribuições sobre a questão do impacto da pandemia COVID-19 nas mulheres, incluindo saúde, trabalho, violência e outros aspectos".

A Copresidente do Fórum para o componente europeu, Eurodeputada Samira Rafaela, declarou que “dado o aumento dos casos de violência doméstica, devemos ter um protocolo internacional que proteja as mulheres vítimas. Temos de ser mais resilientes e melhor preparados para futuras crises".

O documento de trabalho será apresentado à Mesa Diretora que se reunirá no próximo dia 6 de maio.