Agência PARLASUL (19/04/2021). A Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo do Parlamento do MERCOSUL realizou hoje o webinar “Vacinação contra a COVID-19 no MERCOSUL” com o objetivo de promover a atualização da situação da vacinação contra a COVID-19 nos países do bloco.
O Presidente da Comissão, o Parlamentar brasileiro Carlos Gomes, abriu a reunião destacando a importância do intercâmbio e do trabalho em conjunto entre os países da região frente à pandemia. Igualmente o Presidente do PARLASUL Celso Russomanno destacou a importância da integração entre os países para a tomada de ação conjunta entre os governos “com o intuito de contribuir para a diminuição desse problema que estamos vivendo, que começa na questão da saúde e termina na economia”.
O Deputado Federal do Brasil, Pedro Westphalen que é Coordenador da Frente Parlamentar do Programa Nacional de Imunizações explicou que “na Frente Parlamentar de Imunização nós focamos no inimigo verdadeiro que é o coronavírus. Que é o inimigo do mundo, que abalou a economia mundial, que aumentou o desemprego e a inflação." A seguir, o Parlamentar argentino Alejandro Karlen destacou que “esta Pandemia nos mostrou que é um momento na história da humanidade que nos obriga a pensar todos juntos porque se trata de um problema que estamos vivendo em todas as sociedades em seu conjunto.”
Do mesmo modo, o Parlamentar argentino Humberto Benedetto, trouxe diversos dados e enfatizou os problemas em comum que temos na região: “recessão econômica, falta de vacinas, Sistemas de Saúde frágeis, estratégias de prevenção insuficientes, baixo acatamento da população e a impossibilidade do Estado em fazer cumprir as normativas.” O Diretor do Programa Ampliado de Imunizações do Paraguai, Héctor Castro, pode explicar as estratégias aplicadas no Paraguai para a vacinação: “a partir do Programa Ampliado de Vacinações e trabalhando em coordenação com outras dependências do Ministério de Saúde do Paraguai. Atualmente estamos em uma fase inicial de vacinação com os profissionais de saúde e fizemos brigadas para vacinar as pessoas com dificuldade de se mobilizar."
Posteriormente, o Parlamentar boliviano Carlos Arrien explicou os dados da vacinação na Bolívia e destacou que “é muito importante unirmos como países para estabelecer estes alinhamentos de negociação conjunta que garanta o fornecimento das vacinas contra COVID-19 em toda a região. Estabelecer o acesso à vacina como um direito fundamental para o exercício do direito à vida.” O Superintendente de Saúde do Conselho Nacional de Saúde do Paraguai e Ex-Presidente do PARLASUL, Dr. Ignacio Mendoza, enfatizou que “o PARLASUL deve se manifestar ante essa situação de desigualdade no acesso às vacinas. Nosso país é o que mais está sofrendo, é o que tem a menor média de vacinação justamente por falta de provisão”.
Já a Parlamentar uruguaia Nibia Reisch explicou a situação da vacinação no país e destacou que o "Uruguai tem assegurada a compra de todas as vacinas necessárias para vacinar a população com as duas doses." Assim como o Parlamentar argentino Julio Sotelo destacou que "é necessário mais que nunca poder tratar de uma maneira conjunta os grandes temas importantes da região. O maior problema que enfrentamos agora é que os laboratórios pensam exclusivamente nos lucros.”
O Presidente da Comissão, Parlamentar Carlos Gomes, finalizou a reunião agradecendo a participação dos convidados, afirmando que “a Comissão de Saúde vai seguir trabalhando e fazendo novas atualizações, porque o quadro da Pandemia e da vacinação muda a todo instante. Nós precisamos seguir atentos e trabalhando em conjunto nesse momento tão difícil para os países da região.”
Acesse o vídeo completo do webinar no Youtube do Parlamento do MERCOSUL.