Agência PARLASUL (14/04/2021). Nesta sexta-feira, (16), o Parlamento do MERCOSUL realizará sua LXXIII Sessão Ordinária, em forma virtual, através de Zoom.
Um novo ano onde o mundo encontra-se afetado pela Pandemia da COVID-19, nestas circunstâncias o Parlamento do MERCOSUL organiza sua LXXIII Sessão Ordinária em forma virtual. Uma vez mais se utilizarão meios informáticos para a realização da Sessão Plenária, dadas as condições sanitárias na região que impossibilitam aos Parlamentares se mobilizar e reunir-se na Sede do organismo em Montevidéu, Uruguai.
Destaca-se nesta Sessão o debate a respeito da Proposta que exorta ao Conselho do Mercado Comum (CMC) a modificar o Acordo de Transporte Fluvial pela Hidrovia Paraguai-Paraná (Porto de Cáceres – Porto de Nueva Palmira). O Parlamentar Alejandro Karlen (Argentina) será o membro relator da Proposta.
Assim mesmo, na Ordem do Dia se encontra um Projeto através do qual o Parlamento do MERCOSUL declara sobre o direito da humanidade de aceder às vacinas contra COVID-19 e o acesso aos melhores tratamentos disponíveis. O Parlamentar Carlos Gomes (Brasil) fará o relatório correspondente.
Ademais, também se encontra na Ordem do Dia a apresentação dos Relatórios anuais do Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL, relatórios que correspondem aos anos 2019 e 2020.
Esta Sessão também estará marcada por ser a primeira que presidirá o Parlamentar brasileiro Celso Russomanno e pela tomada de compromisso da nova delegação uruguaia.
Transmissão em vivo
A transmissão da Sessão do Parlamento do MERCOSUL poderá ser seguida de forma simultânea através da página web do Parlamento do MERCOSUL e através de Youtube.