Observatório da Democracia do PARLASUL envia missões de observação eleitoral simultaneamente ao Equador e Peru

Agência PARLASUL (07/04/2021). O Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM) enviou missões de observação eleitoral (MOE) ao Equador e Peru, onde as eleições serão realizadas no domingo, 11 de abril.

No Equador, a Missão observará o segundo turno das eleições presidenciais. Mais de 13 milhões de equatorianos irão às urnas no próximo domingo. As forças políticas Unión por la Esperanza (UNES) e Creando Oportunidades (CREO), lideradas pelos candidatos Andrés Arauz e Guilhermo Lasso, disputam quem exercerá a presidência do país pelos próximos quatro anos.

Esta Missão é liderada pelo Parlamentar Oscar Laborde (Argentina) e integrada pelos Parlamentares Bettiana Diaz (Uruguai), José Manuel Torres (Paraguai), Pablo Vilas (Argentina), Ana Mérelos Genaro (Bolívia), além do Diretor Executivo do ODPM, Alexandre Andreatta (Brasil).

A Missão prevê a realização de uma série de reuniões com organizações políticas, internacionais e da sociedade civil. Além disso, a Missão será recebida pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e pelo Tribunal Contencioso Eleitoral (TCE), órgãos eleitorais do país, bem como pela Ouvidoria Pública.

Os observadores participarão de uma série de agendas com o objetivo de monitorar temas relacionados à organização eleitoral, tecnologia, segurança informática, votação no exterior e justiça eleitoral.

No Peru, a Missão será liderada pelo Parlamentar Hernan Olivero (Argentina) que participarão , juntamente à Parlamentar Romina Griselda Gomez Jimenez (Bolívia), das atividades no país.

Mais de 25 milhões de peruanos irão às urnas no próximo domingo e um quarto do eleitorado continua indeciso, segundo as últimas pesquisas eleitorais divulgadas. A Missão observará as eleições em que serão escolhidos o Presidente da República, dois vice-presidentes, 130 parlamentares e os 5 parlamentares andinos, por meio de encontros com autoridades eleitorais e treinamento oficial, virtual e presencial.