Agência PARLASUL (06/04/2021). Nesta terça-feira (06) os integrantes da Comissão de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do MERCOSUL, se reuniram por meio da Plataforma Virtual ZOOM, para debater sobre projetos ferroviários e eventos sobre sustentabilidade ambiental da pecuária e sobre o impacto das mudanças climáticas nos setores produtivos, como parte da agenda de trabalho para o ano de 2021.
O Parlamentar Ricardo Canese relatou a Proposta de Declaração apresentada por diversos Parlamentares paraguaios, por meio da qual instam, através do Conselho do Mercado Comum (CMC), os governos da Argentina e do Paraguai, a implementarem, por meio da Entidade Binacional Yacyretá (EBY), “a reconstrução imediata da ferrovia inundada pela represa de Yacyretá, há mais de um quarto de século, da Ferrovia Central Carlos A. López (FCCAL), hoje FEPASA, mais o pagamento de todos os danos causados ”. O Projeto de Declaração foi aprovado.
Da mesma forma, Canese apresentou a Proposta de Declaração pela qual “os governos da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile são instados, por meio do CMC, a realizar o projeto ferroviário interoceânico Paranaguá - Foz do Iguaçu - Hernandarias - Artigas - Curupayty - Resistencia - Salta - Antofagasta, mais sucursais”. A proposta foi aprovada por unanimidade.
Por outro lado, foi analisada a agenda de trabalho para o período 2021, onde foram feitas diferentes propostas, entre elas: a realização de um debate regional sobre políticas voltadas para a sustentabilidade ambiental da produção pecuária; e a realização de um Seminário sobre o impacto das mudanças climáticas nos setores produtivos.
De acordo com o Parlamentar Heitor Schuch, “a mesa de discussão está destinada a ser formada por técnicos dos ministérios do Meio Ambiente da região, no marco de um diálogo sobre as medidas desenvolvidas pelos governos para amenizar os impactos das mudanças climáticas”, referindo-se aos eventos deliberados.
Em seguida, a Parlamentar Blanca Lila Mignarro propôs que a Comissão de Infraestrutura, a fim de gerar maiores espaços de debate, agende um Seminário sobre Trânsito Fronteiriço, com “o objetivo de mobilizar as autoridades regionais, nacionais e do Parlamento do MERCOSUL para encontrar mecanismos que agilizem a travessia da fronteira entre o Paraguai e a Argentina, através da ponte San Roque González de Santacruz, entre Encarnación e Posadas”, afirmou Mignarro.
Participaram da reunião os Parlamentares Enzo Cardozo, Presidente da Comissão, e os Parlamentares Blanca Lila Mignarro, Ricardo Canese e Jorge Torales (Paraguai); Parlamentares Heitor Schuch e Ricardo Barros (Brasil); Parlamentares Miguel Ángel Cusi Cruz, Ramón Rioseco e Alejandro Karlen (Argentina); e o Parlamentar Luis Alberto Zuñiga (Bolívia).