Observatório da Democracia do PARLASUL conclui missão de Observação Eleitoral na Bolívia

Agência PARLASUL (03/08/2021). Neste domingo (07), foram realizadas as eleições gerais subnacionais na Bolívia. O Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL enviou uma Missão de Observação Eleitoral ao país onde realizou atividades antes e durante a votação. No sufrágio, serão eleitos os governadores e as assembleias dos 9 departamentos, bem como os prefeitos e conselhos municipais dos 336 municípios da Bolívia.

Na sexta-feira (05), os integrantes da Missão realizaram uma série de reuniões preparatórias para as eleições, entre elas com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o Presidente do Tribunal Departamental Eleitoral de La Paz (TED), a Procuradoria Geral do Estado da Bolívia, a Representação Parlamentar Supraestatal da Bolívia e o Parlamento Andino, bem como membros da Defensoria do Povo e representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Nas reuniões, foram discutidos temas como a programação e organização logística do processo eleitoral, bem como o sistema de contagem de votos. A participação feminina nas eleições subnacionais bolivianas também foi destacada como ponto de observação.

No sábado (06), a Missão do ODPM reuniu-se com candidatos ao Gabinete do Governador e à Prefeitura de La Paz para discutir o processo eleitoral e o fortalecimento da democracia na Bolívia, assim como a coordenação de ações entre instituições eleitorais e associações políticas nacionais.

No dia das eleições (07), as tarefas desempenhadas pela Missão de Observação Eleitoral da PARLASUR consistiram em testemunhar e verificar diversos aspectos, desde a instalação das mesas de votação e segurança sanitária quanto a divulgação dos resultados preliminares pelo Supremo Tribunal Eleitoral. Os delegados da Missão participaram da inauguração da jornada eleitoral, na sede do Tribunal Eleitoral (TSE), em conjunto com autoridades nacionais e missões estrangeiras credenciadas.

Durante a manhã de domingo, os representantes percorreram os recintos eleitorais para observar os processos de votação e de apuração. Neste itinerário, eles visitaram a Escola Bolívia Mar e a Unidade Educacional Eva Perón na cidade de El Alto, continuando em direção à cidade de La Paz.

À tarde, a Missão do PARLASUL deu continuidade ao acompanhamento do processo eleitoral na área de Sopocachi, na cidade de La Paz. Os observadores iniciaram o roteiro de observação eleitoral na Escola Augustin Aspiazu, continuando até a área de Miraflores, onde acompanharam o trabalho das mesas de votação da Escola Piloto das Nações Unidas. Posteriormente, a Missão do ODPM fez um tour pelo centro de votação localizado na área de Villa Copacabana, na capital boliviana.

Às 17h00, foram encerradas as eleições na Bolívia e a Missão PARLASUL acompanhou a votação e a entrevista coletiva do Presidente do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), Dr. Salvador Romero, que apresentou o primeiro relatório pós-eleitoral no Colégio República do Equador.

Durante a noite, a Missão do Observatório da Democracia do PARLASUL emitiu uma nota na qual “felicita todo o povo boliviano no dia das eleições e destaca seu grande compromisso refletido no alto nível de participação no exercício de seu direito de voto”. Em relação ao resultado do dia das eleições, esta Missão apela a todas as forças políticas e ao público em geral para que aguardem pacificamente o anúncio dos resultados finais oficiais por parte única e exclusiva do TSE.

A missão de Observação Eleitoral foi composta pelo Presidente do ODPM, o Parlamentar Oscar Laborde (Argentina), o Parlamentar José Manuel Torres (Paraguai) e o Diretor Executivo Alexandre Andreatta (Brasil).


Relatório Preliminar da Missão Internacional de Observação Eleitoral


A Missão Internacional de Observação Eleitoral apresentou, nesta segunda-feira (08), um Relatório Preliminar no qual declara ter cumprido suas tarefas com a colaboração absoluta das autoridades eleitorais e dos poderes públicos, destacando o seu papel de contribuição para o desenvolvimento da Democracia na região e a atuação do Órgão Plurinacional Eleitoral (OEP) na condução do processo eleitoral.


O Relatório Preliminar do ODPM informou que as eleições foram concluídas com sucesso, e que o povo boliviano demonstrou uma conduta exemplar e pacífica. O documento também reconheceu o trabalho realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral da Bolívia e instou a população a aguardar o anúncio dos resultados oficiais do TSE.


A Missão felicitou o povo boliviano pelo dia das eleições e destacou seu compromisso com o alto nível de participação no exercício de seu direito de voto. Por fim, a Missão valorizou o clima de paz e o compromisso democrático do povo boliviano, que com esta eleição concluiu a reconstrução da institucionalidade democrática, iniciada na eleição de 18 de outubro de 2020. Cabe destacar que todas as informações, observações e/ou relatórios recebidos serão mencionados no relatório final da Missão do Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL.