Agência PARLASUL (03/05/2021). O "Impacto do COVID-19 nas mulheres" foi o tema do debate virtual realizado hoje pelo Fórum da Mulher da EuroLat presidido pela Parlamentar argentina Julia Perie. O presidente do Fórum iniciou a discussão salientando que "a pandemia revelou a distribuição social injusta dos cuidados. Aumentou para as mulheres a carga de cuidados e também a violência em todas as suas formas".
Da mesma forma, Ana Miranda Porta-voz do BNG Europa Galiza destacou que "A pandemia teve efeitos brutais na vida das mulheres, na vida das meninas, nas sociedades. O maior impacto tem sido sobre a proteção social. Somos sem dúvida as mais vulneráveis, principalmente em determinadas partes do mundo ou em determinadas camadas da sociedade".
De Pichincha - Equador, a Prefeita Paola Pabón destacou as ações tomadas por sua província em resposta à pandemia e afirmou que "os objetivos foram adotados na linha da proteção dos direitos humanos das mulheres. Promover todas as capacidades para reverter essas desigualdades históricas".
Finalmente, Alejandra Rodenas, Vice-Governadora de Santa Fé - Argentina indicou que "as mulheres sofrem assimetricamente não apenas na crise da COVID, mas em todas as crises. A pandemia teve um impacto sobre as mulheres, aprofundando as desigualdades de gênero que existiam antes da COVID, tanto dentro como fora dos lares".