Agência PARLASUL (22/01/20). Em 22 de janeiro de 2021, o Chefe da Missão de Observação Eleitoral do Parlamento do MERCOSUL, para as Eleições Gerais do Equador - 2021, Parlamentar Oscar Laborde, reuniu-se virtualmente com a Presidenta do Conselho Nacional Eleitoral, Eng. Diana Atamaint.
Na reunião, a Presidenta Atamaint reiterou a importância da observação eleitoral internacional, especialmente neste processo único, devido à crise sanitária que assola o mundo.
Ela também agradeceu a presença de uma missão do PARLASUL no país e se disponibilizou para as necessidades que os observadores possam ter em termos de informações e processos para este dia de eleições.
Da mesma forma, o Chefe de Missão, Sr. Oscar Laborde, agradeceu ao CNE pelo convite e reiterou que o Observatório da Democracia do PARLASUL busca contribuir para o desenvolvimento da democracia na região, destacando assim o importante papel que o CNE tem desempenhado na condução do processo eleitoral e oferecendo ao Observatório todas e quaisquer necessidades que possam contribuir para a transparência.
O PARLASUL enviará uma missão ao país no início de fevereiro para participar de uma série de agendas com instituições políticas, organizações da sociedade civil, organizações e movimentos políticos. Além disso, acompanhará o dia da eleição com uma rota através da província de Pichincha.
Também participaram desta reunião a Sra. Gabriela Ortiz, Diretora de Relações Internacionais do CNE, Lucy Pomposa, Diretora Nacional de Registro Eleitoral do CNE e Luis Bonifaz, Coordenador Nacional de Processos Eleitorais. Além do Diretor Executivo do Observatório da Democracia do PARLASUL, Alexandre Andreatta.