PARLASUL celebra Convênio de Cooperação com a Confederação Permanente de Partidos Políticos da América Latina e Caribe

AGÊNCIA PARLASUL (18/12/2020) Nesta sexta-feira, 18 de dezembro, o Parlamento do MERCOSUL assinou um Convênio de Cooperação com a Confederação Permanente de Partidos Políticos da América Latina e do Caribe (COPPAL). O acordo visa promover o intercâmbio institucional e político para o desenvolvimento da democracia na região.

Participaram da celebração o Presidente do PARLASUL, Parlamentar Oscar Laborde (Argentina), o Presidente da COPPAL, Alejandro Moreno Cárdenas, e o Vice-Presidente da COPPAL para o Cone Sul, Alejandro Cafiero. O Convênio firmado entre as instituições define ações para o desenvolvimento de atividades de formação de lideranças políticas e a produção de conhecimento sobre políticas regionais comparadas, integração e processos eleitorais.

O evento foi iniciado pelo Vice-Presidente da COPPAL, Alejandro Cafiero, que destacou a presença de lideranças de partidos políticos dos países da América e afirmou que “para nós, os observatórios eleitorais são uma ferramenta política e profissional que tem contribuído para a transparência processos eleitorais nos países da região”.

Para o Presidente do PARLASUL, Parlamentar Oscar Laborde, “a COPPAL tem um papel histórico na consolidação da ideia de que os partidos políticos, expressão natural da vontade dos povos, têm uma articulação e um papel na região. E o PARLASUL é a expressão do povo do MERCOSUL. A assinatura do Convênio de Cooperação com a COPPAL é a expressão de um trabalho já realizado em conjunto.”

O Presidente Laborde explicou que as missões de observação eleitoral, para além da presença no dia da votação, requerem um trabalho prévio de articulação e diálogo com os organismos nacionais e internacionais. “Nesse sentido, a COPPAL e a PARLASUL realizaram um trabalho intenso na Bolívia”, concluiu.

Por sua vez, o Presidente da COPPAL, Alejandro Cárdenas destacou que “o acordo é de grande importância porque é feito entre duas organizações multilaterais muito representativas da América Latina e do Caribe, comprometidas com a promoção e defesa permanente da democracia com igualdade, liberdade, paz e desenvolvimento compartilhado. O Convênio entre COPPAL e o PARLASUL reveste-se de particular importância porque reforça a luta pela promoção do diálogo contínuo para uma ação coordenada entre as instituições”.

No encerramento da cerimônia de assinatura do Convênio, o Presidente Cárdenas afirmou que o instrumento “promoverá a formulação de linhas de ação conjuntas entre o Observatório Eleitoral da COPPAL e o Observatório da Democracia do PARLASUL como coordenadores de projetos voltados ao fortalecimento democracia na Região”.