PARLASUL define sua participação nos processos eleitorais regionais de 2021

Agência PARLASUL (17/12/2020). Foi realizada nesta quinta-feira (17) a última Reunião Ordinária virtual do Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM), de 2020, presidida pelo Parlamentar Oscar Laborde.

Nessa reunião, foi aprovada a ata da última Reunião Ordinária (04/08/2020), bem como o Relatório Anual 2020, que passará à Mesa Diretora, para posteriormente ser aprovado no Plenário do PARLASUL. Este Relatório apresenta as missões onde o Observatório acompanhou ou foi convidado.

Nesse contexto, o relatório contém as eleições gerais na Bolívia, onde são apresentadas as impressões, considerações e recomendações; também as duas eleições no Chile, o plebiscito e as primárias de prefeitos e governadores regionais (essas, as primeiras da história), nas quais o ODPM foi convidado a acompanhar virtualmente devido às barreiras sanitárias no país. Por fim, as eleições municipais no Brasil, nas quais participaram, seguiram e foram bem recebidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Finalmente, foram definidas as missões de acompanhamento e/ou observação eleitoral para os diversos processos eleitorais em 2021 que se realizarão na América do Sul. As primeiras, em fevereiro e março, são as eleições gerais equatorianas, depois em 7 de fevereiro e 19 de março (se houver um segundo turno); as eleições subnacionais bolivianas, em 7 de março; logo, as eleições gerais no Peru, 11 de abril; e as eleições no Chile, com três pleitos simultâneos: o plebiscito constitucional, além das eleições para prefeitos e as primeiras eleições para governadores regionais do país.

Cabe destacar que o Parlamentar Celso Russomanno presidirá o Parlamento do MERCOSUL no próximo ano 2021, motivo pelo qual considera importante que o Observatório da Democracia continue participando ativamente dos referidos processos eleitorais.

Participaram os Parlamentares argentinos Oscar Laborde, Fernanda Gil Lozano, Mario Metaza e Víctor Santa María; a Parlamentar boliviana Aleiza Rodriguez e o Parlamentar Faustino Ollisco; os Parlamentares brasileiros Arlindo Chinaglia e Celso Russomanno; o Parlamentar paraguaio José Manuel Torres Martínez; o Parlamentar uruguaio Daniel Caggiani e o Parlamentar venezuelano Luis Emilio Rondón.