Agência PARLASUL (14/12/2020). A Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL nesta segunda-feira (14) foi marcada pela Declaração de Cidadão Ilustre do MERCOSUL do ex-presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, recentemente falecido.
A Sessão começou com as palavras do Presidente, Parlamentar Oscar Laborde (Argentina), que afirmou que “no PARLASUL nos propusemos cumprir o que os eleitores nos propuseram. O objetivo das Comissões trabalharem de forma consistente foi cumprido. Trabalhou-se intensamente sobre o compromisso com a integração, defendendo a democracia e uma integração concebida não só na esfera econômica e não somente entre os países do MERCOSUL. Por isso, trabalhamos intensamente com o PARLATINO, com o PARLANDINO e com o PARLACEN. Também trabalhamos intensamente com o Parlamento Europeu ”. Esta foi a última Sessão Plenária em que Laborde oficiou como Presidente da Organização.
Além disso, esta Sessão Plenária procedeu à eleição do Vice-Presidente pelas Delegações do Brasil e da Bolívia. Como Vice-Presidente Brasil, foi eleito o Parlamentar Celso Russomanno. No caso da Delegação da Bolívia, Ana Merelis Genaro foi eleita Vice-Presidente.
A seguir, o Parlamentar Celso Russomanno (Brasil), que assumirá a Presidência do PARLASUL a partir de 1º de janeiro, disse que “este foi um ano muito diferente para todos nós, com grandes desafios. Tenho a certeza absoluta de que em mais ou menos um ano teremos um bloco extremamente forte e respeitado pela União Europeia, Ásia, Oriente e pelo NAFTA (bloco conformado pelos EUA, Canadá e México). A construção do MERCOSUL caminha para torná-lo mais eficiente e funcional à vida dos governos e dos povos da região. Este é o braço representativo de nossos povos e devemos implementar com eficácia os poderes de que já dispomos. Devemos estar mais presentes às demandas da população e que a integração não seja só econômica e comercial, mas também cultural e social. Quero a colaboração de todos os meus colegas para fortalecer o trabalho da instituição no próximo ano ”.
Em seguida, Faustino Ollisco Barrero, Sara Kattya Condori Callizaya, Gonzalo Adolfo Ramón Mendoza Leigue, Martha Ruiz Flores, Luís Alberto Zuñiga Rojas, Carlos Hernán Arrien Cronembold, Aleiza Alcira Rodríguez Montero, Ana Merelis Genaro e Alicia Lisseth Ticona Quispe, se comprometeram como Parlamentares do MERCOSUL pelo Estado Plurinacional da Bolívia.
Por outro lado, foi aprovada a Recomendação pela qual o PARLASUL exorta o Conselho do Mercado Comum (CMC) a declarar o ex-Presidente do Uruguai Tabaré Vázquez como Cidadão Ilustre do MERCOSUL. Em seguida, também foi aprovada uma Declaração no mesmo sentido. Durante a hora livre, os Parlamentares apoiaram e destacaram unanimemente esta figura como um homem fundamental da integração.