PARLASUL e Comissão Interparlamentar de Acompanhamento da Aliança do Pacífico anunciam acordo de cooperação

Agência PARLASUL (12/09/2020). Nesta quarta-feira (09), antes do Webinar “O Desafio dos Corredores Bioceânicos Sul-Americanos na Integração Regional”, foi realizado virtualmente o anúncio do Acordo Marco de Cooperação entre a Comissão Interparlamentar de Acompanhamento da Aliança do Pacífico (CISAP) e oParlamento do MERCOSUL (PARLASUL).

Este ato foi representado pelo Presidente Pro Tempore da CISAP, o Parlamentar Miguel Ángel Calisto e pelo Presidente do PARLASUL, o Parlamentar Oscar Laborde, que estão finalizando seus mandatos nas Presidências Pro Tempore de ambas as instituições. “Com este acordo mostra-se que além do conjuntural, há um compromisso com a continuidade”, disse Laborde.

Por sua vez, o Parlamentar chileno Miguel Ángel Calisto destacou a importância do referido acordo, considerando que juntos os dois blocos “representam 81% da população da região, cerca de 83% do PIB da região, e juntos representam 89% das exportações e 88% da entrada de investimento estrangeiro direto de países latino-americanos e caribenhos ”.

Da mesma forma, acrescentou que “podemos trazer maiores benefícios aos nossos povos e economias, o papel dos Parlamentos é fundamental para garantir esses benefícios de que tanto falamos (...) nestes tempos de pandemia, a humanização da política, se não construirmos juntos, a sociedade não tem destino”, finalizou o Presidente Pro Tempore do CISAP.

O Parlamentar Oscar Laborde destacou que este acordo é fruto de um trabalho de intercâmbio, onde “propusemos trabalhar nisso que, a partir da prática, demos o exemplo de não parecermos competitivos, quando a necessidade é que seja complementar, não é preciso desenvolver em isolamento ".

Também destacou que tem havido “conversas e intercâmbios sobre a defesa da democracia (...) os povos e devemos nos empenhar para eliminar as diferenças políticas, este acordo confirma o compromisso que temos com a democracia, e acredito que também em desenvolvimento regional porque o crescimento sem redistribuição não faz sentido. Temos um desafio, porque tanto o MERCOSUL como a Aliança do Pacífico se encontram nos lugares mais desiguais do mundo ”, concluiu o Presidente do PARLASUL.

Este acordo promove o estabelecimento de uma relação permanente por meio de reuniões conjuntas e intercâmbio de missões parlamentares, integração de conhecimentos, experiências e informações entre ambas as partes, no âmbito das diretrizes conjuntas do MERCOSUL e da Aliança do Pacífico; do mesmo modo, consolidar um quadro de diálogo político e de cooperação interparlamentar entre os dois órgãos.

Além disso, buscam avançar para um Acordo de Cooperação, que consolide o trabalho anterior e fortaleça o caminho da convergência; e promover que as diferenças que surjam sejam resolvidas no diálogo direto entre os blocos.

Cabe destacar que, desde 24 de julho de 2018, os Presidentes da Aliança do Pacífico e do MERCOSUL assinaram a Declaração e o Plano de Ação de Puerto Vallarta para avançar na integração da América Latina. Com o objetivo de promover, a partir da órbita dos executivos dos países membros, agendas comuns de articulação do MERCOSUL com a Aliança do Pacífico, e a necessidade de incorporar às mencionadas a indispensável dimensão parlamentar na abordagem de ambos os processos de integração.