Agência PARLASUL (23/11/2020). Esta segunda-feira (23) a Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL se reuniu virtualmente para organizar as próximas sessões plenárias a serem realizadas e o Informe do Observatório da Democracia sobre as eleições municipais do Brasil.
Nesta reunião foram também analisados os trabalhos realizados pelas Comissões Permanentes, assim como vários assuntos administrativos relacionados com o funcionamento do Parlamento no âmbito das restrições declaradas pelos governos dos países do MERCOSUL.
O Presidente Oscar Laborde informou sobre as atividades das Comissões Permanentes durante o mês passado e a Mesa Diretora aprovou a ordem do dia para a próxima Sessão Plenária que acontecerá na segunda-feira, 30 de Novembro de forma virtual.
A Presidência do PARLASUL também informou que o Grupo Mercado Comum já aprovou a prorrogação do período de transição que termina este ano, ficando pendente apenas a aprovação do Conselho Mercado Comum. O período de transição atualmente em vigor determina que os Estados Partes devem realizar eleições diretas para o Parlamento do MERCOSUL até Dezembro de 2020.
Finalmente, os membros da Mesa Diretora aprovaram a realização do último Webinar sobre Corredores Bioceânicos, uma proposta feita pela Presidência, que concluiria a série de atividades sobre o tema que tem tido grandes repercussões na região.
Estiveram presentes o Presidente do PARLASUL, Parlamentar Oscar Laborde; a Parlamentar Cecilia Britto, Chefa da Delegação da Argentina; os Parlamentares Nelsinho Trad, Presidente da Delegação do Brasil e Celso Russomanno, Vice-presidente por Brasil; o Parlamentar Manuel Morinigo, Chefe da Delegação do Paraguai; o Parlamentar Daniel Caggiani, Vice-presidente pelo Uruguai; e o Parlamentar Oscar Ronderos, Chefe da Delegação da Venezuela.