Assembleia Parlamentar Euro-Latino-americana (EuroLat) discute estratégias para mitigar o impacto da pandemia Covid-19

AGÊNCIA PARLASUL (04/11/2020) Nesta quarta-feira (04) teve início a Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat). A Assembleia, formada por representantes do Parlamento Europeu e dos representantes do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), do Parlamento Andino (PARLANDINO), do Parlamento Centro-americano (PARLACEN) e do Parlamento Latino-americano (PARLATINO), tem como principal objetivo o desenvolvimento de estratégias para mitigar o impacto da pandemia COVID-19 na Europa e na América Latina e Caribe.

A Sessão foi iniciada pelo Presidente do Componente Latino-Americano da Assembleia EuroLat e Presidente do Parlamento Latino-Americano, Senador Jorge Pizarro, que realizou uma saudação aos participantes do encontro e destacou a importância da cooperação euro-latino-americana para enfrentar os impactos da pandemia do coronavírus.

Segundo o Presidente Pizarro, “temos um desafio como Assembleia Parlamentar EuroLat: procurar mecanismos que nos permitam enfrentar esta tragédia para, de forma coordenada e solidária em nível internacional e multilateral, desenvolver um processo de integração e de cooperação que permita uma reativação da economia, do emprego e garantir a segurança das pessoas nos serviços mais básicos.”

Em seguida, o eurodeputado Javi Lopéz, Presidente do Componente Europeu da Assembleia EuroLat, manifestou a sua preocupação pela segunda onda de contágios por COVID-19 destacando que “vivemos um momento de emergência e um momento de atenção para toda a humanidade. Quero lembrar que a pandemia castiga fortemente a Europa com uma segunda onda e, em 2020, já tivemos, na Europa, mais de 21 milhões de casos confirmados de coronavírus e 280 mil falecidos”.

Sobre os impactos sociais e econômicos da pandemia, o Alto Representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell afirmou que “infelizmente, a América Latina é a região mais afetada pela pandemia e terá um aumento da pobreza e das desigualdades realmente impactante. O FMI nos alerta que a região pode sofrer mais uma década perdida e espera uma contração de mais de 8% nas economias latino-americanas neste ano.

Por sua vez, o Presidente da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), Maximiliano Reyes, expressou estar alinhado com as propostas apresentadas acrescentando que “devemos ter uma agenda comum com resultados concretos porque acreditamos que o futuro da América Latina e do Caribe está no aumento da sua capacidade de desenvolvimento tecnológico e científico o mais rápido possível ”.

A gratuidade e universalidade da vacina contra o coronavírus também foi discutida na Sessão da EuroLat. A Presidente do Parlamento Centro-Americano (PARLACEN), Parlamentar Fanny Salinas, destacou que “para os nossos países é uma grande preocupação sobre como os parlamentos poderão autuar para garantir que a vacina contra o coronavírus chegue à população mais afetada”.

Por sua vez, o Parlamentar do PARLASUL, Alejandro Karlen (Argentina) aprofundou a abordagem sobre a formulação de uma estratégia conjunta entre América Latina e Europa. Segundo o parlamentar, "espero que possamos trabalhar seriamente em um protocolo euro-latino-americano para facilitar a mobilidade das pessoas, a recuperação do emprego e a segurança sanitária".

Por fim, o Parlamentar do PARLASUR, Oscar Ronderos (Venezuela) destacou o fenômeno da migração antes e durante o contexto da pandemia. O Parlamentar venezuelano propôs que “aproveitemos essa diáspora venezuelana qualificada e espalhada pelo mundo que tem a qualificação e a disposição para enfrentar a situação da pandemia”.

A Assembleia EuroLat continuará no dia 05 de novembro para debater, entre outras medidas, o desenvolvimento de um Plano Estratégico Integral Bi-regional, que ofereça e implemente soluções concretas e eficazes para as pessoas e instituições públicas e privadas, a fim de superar os impactos gerados pela pandemia de coronavírus Covid-19 e medidas para garantir que a vacina SARS-CoV-2 (Coronavírus COVID-19) seja acessível ao mundo gratuitamente.

Sobre EuroLat:

A Assembleia Parlamentar Euro-Latino-americana (EuroLat) é a instituição parlamentar da Associação Estratégica Bi-regional, criada em junho de 1999 no âmbito das Cúpulas UE-ALC (entre a União Europeia, a América Latina e o Caribe). A EuroLat foi criada em 2006 e a sua Sessão Constitutiva foi realizada em Bruxelas nos dias 8 e 9 de novembro desse ano. A EuroLat adota e apresenta resoluções e recomendações a várias organizações, instituições e grupos ministeriais responsáveis pelo desenvolvimento da Associação Estratégica Bi-regional.