Parlamentos regionais divulgam declarações conjuntas para adiamento da eleição para a Presidência do BID

AGÊNCIA PARLASUL (02/09/2020) - Os Presidentes dos Parlamentos regionais e a Mesa Diretora ampliada do Componente Latino-Americano da EUROLAT (Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana) assinaram uma Declaração Conjunta com o objetivo de adiar as eleições para a Presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoiar a candidatura de um representante da América Latina para a direção da Organização Internacional.

Publicada em 28 de agosto, a Declaração Conjunta é assinada pelo Senador Jorge Pizarro, Presidente do PARLATINO e Co-Presidente da EUROLAT; Parlamentar Oscar Laborde, Presidente do PARLASUL; Deputada Nadia León, Presidente do PARLACEN; e Parlamentar Eustaquio Cadena, Presidente do PARLANDINO.

Na Declaração, os Presidentes dos Parlamentos regionais destacaram “o clamor dos Estados e Parlamentos da América Latina, onde estão representadas todas as forças políticas da América Latina, exigindo o adiamento da eleição do Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID - até a reunião do Conselho de Governadores dessa instituição em março de 2021."

Juntamente com a iniciativa dos Parlamentos Regionais da América Latina, o representante do componente europeu da EUROLAT, o Eurodeputado espanhol Javi Lopez e o Presidente do Parlamento Latino-americano, Jorge Esteban Pizarro, publicaram um comunicado conjunto nessa terça-feira (1/9) apelando ao “consenso e respeito pela norma consuetudinária pela qual se estabeleceu que a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) seja exercida por um representante da América Latina, o que significa a reafirmação da igualdade e do equilíbrio institucional entre os países do continente americano ”.

A Declaração e o Comunicado dos Parlamentos Regionais da América e da Europa ocorrem diante da indicação, pela primeira vez em 61 anos de história do Banco Interamericano de Desenvolvimento, de um candidato pela atual administração do governo dos Estados Unidos para a presidência do órgão.

Sobre EUROLAT

A Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat) é a instituição parlamentar da Associação Estratégica Birregional, criada em junho de 1999 no âmbito das Cúpulas UE-América Latina e Caribe. A EuroLat foi criada em 2006. Realiza sessão plenária uma vez por ano e é composta por 150 membros, sendo 75 do Parlamento Europeu e 75 do componente latino-americano, incluindo PARLATINO (Parlamento Latino-americano), PARLANDINO (Parlamento Andino), PARLACEN (Parlamento Centro-americano) e PARLASUL (Parlamento do MERCOSUL). Os Congressos mexicano e chileno também estão representados na EuroLat.