Agência PARLASUL (27/08/2020). A Subcomissão Permanente de Assuntos das Ilhas Malvinas do Parlamento do MERCOSUL reuniu-se hoje (27) com a participação do Diretor do Museu das Malvinas e Ilhas do Atlântico Sul, o ex-combatente Edgardo Esteban.
O Presidente do PARLASUL, Oscar Laborde, inaugurou o encontro destacando que “estamos preocupados com algumas questões que estão acontecendo na região que têm a ver, em geral, com o encolhimento da democracia, o aumento do autoritarismo e a atenção que os Estados Unidos estão prestando para com a região e sabemos que a questão das Malvinas e do Reino Unido tem a ver com isso”.
Em seguida, o Parlamentar argentino Mario Metaza lembrou que “em 5 de agosto, o Comitê Especial das Nações Unidas para a Descolonização emitiu uma resolução por consenso onde mais uma vez instou o Reino Unido da Grã-Bretanha e a República Argentina a chegarem a um acordo para essa controvérsia que já dura 187 anos, uma das mais duradouras do mundo em relação a soberania”.
O Presidente da Subcomissão, o Parlamentar venezuelano Williams D'avila, afirmou que a soberania das Ilhas Malvinas é uma causa regional, destacando que “estes são um dos enclaves colonialistas que ainda persistem na América Latina e que nunca teremos plena felicidade em uma democracia que funciona se ainda tivermos esse tipo de enclaves”.
Por sua vez, o Diretor Edgardo Esteban expressou que "quando falamos das Malvinas não é somente sobre as emoções e os afetos relacionados com a causa, é também a questão das Malvinas e aí vamos ao político, ao que significa esta luta do povo argentino". Seguiu relatando que, como ex-combatente, sempre diz que “vamos voltar às Malvinas de mãos dadas com a América Latina porque temos que entender que as Malvinas fazem parte da América Latina e que a luta coletiva é muito mais fácil com o apoio regional e internacional”.
“Temos que trabalhar essa conscientização, para poder transmitir a mensagem, pensando nas novas gerações e buscando um ponto de encontro, por isso o museu é e deve ser um ponto de encontro dos legisladores do PARLASUL, da Chancelaria, do ambiente sustentável, gênero, educação, cultura e a partir daí começar a gerar aquele “bater de coração” para continuar construindo esse amor profundo e o caminho de esperança em função das Malvinas”, concluiu Edgardo Esteban.
Participaram da reunião os Parlamentares Daniel Ramundo, Mario Metaza, Fernanda Gil Lozano, Osvaldo Mercuri e Jorge Vanossi (Argentina), o Parlamentar Williams Davila (Venezuela), além do Presidente Oscar Laborde.
Museu das Malvinas e Ilhas do Atlântico Sul
Situado no Espaço Memória e Direitos Humanos (antiga ESMA), o Museu das Malvinas e Ilhas do Atlântico Sul convida a conhecer a geografia, a flora e a fauna das Ilhas Malvinas, bem como a sua história político-cultural, no âmbito de uma reivindicação de soberania que leva quase 200 anos.
Criado pelo decreto 809/2014, tem por objetivo reivindicar a soberania nacional sobre as Ilhas Malvinas, as Ilhas do Atlântico Sul, o Setor Antártico e o Mar Circundante de acordo com as diretrizes da disposição transitória número um da Constituição Nacional.
Para tanto, foi inaugurado em 10 de junho de 2014, data em que se comemora o Dia da Afirmação dos Direitos Argentinos sobre as Malvinas, Ilhas e Setor Antártico, de acordo com a lei nº 20.561 de 1973.
Com informações de https://museomalvinas.cultura.gob.ar/.