Webinar discute a integração da América do Sul no mundo

Agência PARLASUL (24/08/2020). Foi realizado nesta segunda-feira (24) o Webinar "Corredores Bioceânicos Sul-Americanos", organizado pela Presidência do Parlamento do MERCOSUL. Um dos painéis desenvolvidos foi sobre a Integração da América do Sul no Mundo e sua relação com os Corredores Bioceânicos.

O Governador da Província do Chaco (Argentina), Jorge Milton Capitanich, destacou a importância fundamental do investimento público para a integração sul-americana: “Precisamos urgentemente que nossos valores de investimento público comecem a se assemelhar aos valores do primeiro mundo. E essa logística integrada desenvolve uma integração física e logística dos países sul-americanos. Por outro lado, destacou as dificuldades que existem para integrar nossos países. “A dificuldade física é a primeira, os limites geográficos, e isso implica ter uma visão das passagens de fronteira e corredores bioceânicos e do transporte ferroviário e marítimo. Tudo isso implica que devemos ter uma visão holística da integração ”, disse Capitanich.

Por sua vez, Juan Pablo Letelier Morel, Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado da República do Chile, disse que “é necessário um órgão de coordenação política na região para avançar em nossos corredores bioceânicos. Estou convencido da importância da diplomacia parlamentar e o PARLASUL desempenha um papel fundamental na realização desses processos. O objetivo dos corredores é economizar tempo nos processos e agilizar a negociação ”.

Por sua vez, Nelson Trad Filho, Presidente da Delegação da República Federativa do Brasil no Parlamento do MERCOSUL e Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado do Brasil indicou que “estamos em um processo de paralisação de nossas economias devido à pandemia e devemos nos preparar para retomar o desenvolvimento de nossas economias e os corredores são uma grande oportunidade para nossos países. Temos certeza de que o futuro nos trará muito trabalho e coordenação para superar esta pandemia ”

Em seguida, Benita Díaz Pérez, Parlamentar Supraestatal do Estado Plurinacional da Bolívia, destacou o compromisso da Bolívia com o desenvolvimento do corredor ferroviário, que vai do porto de Ilo (Peru) ao porto de Santos, no Brasil. A Parlamentar boliviana destacou “a importância da integração para além dos governos atuais, que promovam o desenvolvimento de nossos povos”.

A Parlamentar Cecilia Brito, Presidente da Delegação da República Argentina, no Parlamento do MERCOSUL, comemorou a inclusão do tema do corredor bioceânico como região na agenda. “Devemos partir de uma estratégia de governança comum nessas questões. Esses são os corredores de integração e devem se concretizar para melhoria da qualidade de vida de nossos povos ”.

Ao encerrar este segundo painel, João Carlos Parkinson de Castro, Coordenador Geral de Assuntos Econômicos do Itamaraty da República Federativa do Brasil, destacou em seu discurso que o corredor ferroviário bioceânico recebeu o apoio dos Presidentes do Brasil, Chile, Paraguai e Argentina, com apoio também da academia e de organizações sociais e econômicas. “Este projeto estimula a movimentação de cargas e passageiros gerados a partir da otimização de tempos. Eles podem ser uma alavanca para o desenvolvimento econômico local, como as PMEs e o turismo. O corredor multimodal rodoviário oferece uma maior vantagem comparativa devido às suas características particulares que interligam diferentes formas de conexão que otimizam custos e tempos de viagem e transporte ”, destacou Parkinson.