Parlamentares propõem declarar 19 de agosto como o Dia regional da população de rua

Agência PARLASUL (19/08/2020). Parlamentares das delegações da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai apresentaram hoje (19) uma Proposta para declarar o dia 19 de agosto como Dia regional da população de rua.

Segundo a fundamentação da Proposta de Declaração, de autoria do Parlamentar uruguaio Daniel Caggiani, com os impactos sociais e econômicos vividos em toda a região, as projeções da CEPAL para 2020 indicam aumento da pobreza, pobreza extrema e desigualdade em todos os nossos países.

Neste contexto, os Parlamentares signatários destacam que “relembrar numa jornada internacional a violação dos direitos de quem é obrigado a estar na rua pode contribuir para a visibilidade coletiva de um fenômeno que nos fere a todos em termos humanos e pode contribuir para uma reflexão coletiva imprescindível sobre o fenômeno com vistas a seu impacto na consciência pública e nas políticas públicas de cada um de nossos países”.

A Proposta pretende ainda que o Parlamento do MERCOSUL, junto com Instituições e órgãos vinculados ao tema, organize e articule esforços, ações e atividades voltadas para a divulgação da problemática da população de rua, bem como uma abordagem integral que reconheça os direitos deste segmento da população.

Por fim, destacou-se que, no âmbito das Nações Unidas, no dia 19 de agosto também se comemora o Dia Mundial da Assistência Humanitária, que homenageia os trabalhadores humanitários que foram mortos ou feridos no desempenho de seu trabalho, bem como a todos os trabalhadores humanitários e profissionais de saúde que continuam a fornecer assistência e proteção a milhões de pessoas.

Além do Parlamentar Caggiani, aderiram à Proposta de Declaração os Parlamentares Cecilia Britto, Cristian Bello, Fernanda Gil Lozano, Julio Sotelo, Mario Metaza, Nelson Nicoletti e Victor Santa María (Argentina); a Parlamentar Benita Díaz (Bolívia); o Parlamentar Ricardo Canese (Paraguai) e o Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Oscar Laborde.

Leia a íntegra da Proposta de Declaração.