Agência PARLASUL (29/07/20). A Comissão de Assuntos Econômicos, Financeiros, Fiscais e Monetários, presidida pelo Parlamentar argentino Alejandro Karlen, realizou nesta quarta-feira (29) uma reunião virtual onde foram discutidos os projetos apresentados na comissão. Entre as propostas aprovadas, a Comissão visa recomendar ao Conselho do Mercado Comum que inste os Estados membros do MERCOSUL a tomarem medidas coordenadas para proteger o tráfego de mercadorias, garantir os abastecimentos essenciais e mitigar o impacto do coronavírus no setor de transportes.
Esta Recomendação destaca a importância de tomar medidas para assegurar a continuidade ininterrupta dos serviços de transporte a fim de que o mercado interno do MERCOSUL funcione e responda eficazmente à atual crise de saúde pública. Também salienta a importância de proteger a saúde e segurança dos trabalhadores dos transportes com equipamento adequado, e facilitar o seu acesso a instalações e serviços alimentares devidamente desinfectados.
Por outro lado, a Comissão também aprovou um projeto no qual declara a sua preocupação com a recente nomeação do assessor para as Américas do atual Presidente dos EUA para ocupar a Presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento. No debate, os Parlamentares consideraram que a nomeação de um candidato dos Estados Unidos ameaça a coesão que tradicionalmente existe no BID, uma vez que a sua liderança deveria pertencer aos países da América Latina.
Finalmente, foi aprovada uma Declaração de interesse do PARLASUL para a proibição extraordinária da pesca no litoral argentino, bem como uma Recomendação aos governos das províncias argentinas de Entre Ríos e Santa Fé para aderir à mesma. O documento considera que existe uma falta de conservação e de controle jurisdicional por parte de várias províncias argentinas frente a atual depredação dos peixes de água doce.
Além do Presidente da Comissão Alejandro Karlen, estiveram presentes na reunião os Parlamentares Gabriel Fidel e Jorge Vanossi (Argentina), Zeca Dirceu e Odair Cunha (Brasil) e Nito Bogado (Paraguai).